Leia também:
X STF quer informações sobre a privatização dos Correios

AM: Morre paciente com Down fotografado com enfermeiro

Emerson Júnior tinha 30 anos e faleceu na manhã desta quinta-feira

Ana Luiza Menezes - 28/01/2021 18h26 | atualizado em 28/01/2021 19h02

AM: Morre paciente com Down fotografado com enfermeiro Foto: Mirene Borges da Silva

Morreu nesta quinta-feira (28) o paciente Emerson Júnior, de 30 anos, devido a complicações da Covid-19. Ele tinha Síndrome de Down e estava internado em um hospital de Manacapuru, no Amazonas.

Uma fotografia viralizou, no último domingo (24), ao mostrar o momento em que Emerson recebeu um abraço do enfermeiro Raimundo Matos. O paciente estava com medo de colocar a máscara para aspirar oxigênio e foi amparado pelo profissional de saúde.

Segundo informações do portal UOL, assim que Emerson foi internado, o hospital solicitou um leito de UTI à central de regulação do Amazonas, mas a vaga só foi disponibilizada cinco dias depois. O paciente chegou a apresentar melhora e seguiria para uma UTI em Manaus, capital do estado, mas faleceu na manhã desta quinta (28).

Emerson foi levado para um hospital no dia 20 de janeiro, na cidade de Caapiranga, e logo recebeu assistência. Como a unidade de saúde do município não tinha leito de terapia intensiva, foi solicitada uma transferência para Manaus. Em função da fila de espera, a mudança de hospital demorou. Na segunda-feira (25), uma campanha nas redes sociais pediu a ajuda do governador Wilson Lima (PSC), mas somente na terça-feira (26) o jovem foi levado para Manacapuru.

– Ele teve a parada [cardíaca], e nós o intubamos aqui e o levamos às pressas para Manacapuru. Fomos ambuzando [fazendo ventilação manual] até lá. Foram duas horas e meia de processo na viagem. Em Manacapuru, onde ele estava, pelo agravamento, era necessário aguardar estabilizar para transferir. Já tinha um leito certo de UTI em Manaus para a transferência. E hoje, à 1h da manhã, ele estava com situação boa. Pela manhã, estava saturando 98%, mas agora informaram que ele faleceu – explicou o enfermeiro Raimundo Matos.

Leia também1 Luciano Hang doa 200 cilindros de oxigênio para Manaus
2 Mandetta "prevê" megaepidemia de Covid-19 no Brasil em 60 dias
3 Relógio do Apocalipse está a 100 segundos do fim do mundo
4 São Paulo pede liberação para usar todas as vacinas na 1ª dose
5 MP do Amazonas pede a prisão do prefeito de Manaus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.