Leia também:
X Homem que ofendeu motoboy já apedrejou carro de vizinha

Alunos da rede pública do AM voltam às aulas após 5 meses

Estado é o primeiro a ter o retorno de estudantes de escolas públicas

Paulo Moura - 10/08/2020 08h59

Escolas vão contar com diversos itens de proteção Foto: Secom AM/Tácio Melo

Aproximadamente 110 mil alunos da rede pública de Manaus retornaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (10) após cinco meses de aulas paralisadas no estado do Amazonas. No primeiro momento, a volta está restrita aos alunos do Ensino Médio e da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). No interior do estado, porém, as aulas seguem pela televisão.

Com a queda dos casos de Covid-19 no Amazonas e a flexibilização gradual da quarentena desde o início de junho, com reabertura do comércio e de espaços de lazer, as escolas, primeiramente as privadas, foram incluídas no plano de retorno. Agora, os centros de ensino público começam a voltar.

De acordo com a Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc), a volta será feita de maneira gradativa e híbrida, com apenas 50% da capacidade das escolas. Os primeiros a retornar, nesta segunda, são os estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No dia 24 de agosto, voltam os estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Todos serão divididos em grupo que só comparecerão na escola por dois dias na semana. Nos outros, os alunos acompanharão as teleaulas de casa.

– O protocolo [que será seguido] é igual o da rede privada. Adquirimos um milhão de máscaras, instalamos tapetes sanitizantes [nas portas das escolas], pias. Tem sabonete líquido, papel e álcool em gel suficientes para os próximos seis meses. Colocamos dispensadores de álcool em gel em todas as salas, reduzimos as carteiras nas salas, ou seja, todas as medidas que as escolas particulares estão tomando, nós também vamos tomar – disse o titular da Seduc-AM, Luís Fabian Barbosa.

Além das medidas citadas pelo secretário, também fazem parte do plano de retorno a a distribuição de duas máscaras para os alunos de um turno, e quatro para os estudantes do período integral. e horários de lanche em momentos diferenciados para evitar aglomeração. O estado da Região Norte é a primeira unidade da federação a ter a volta das aulas nas escolas públicas.

Caso um aluno teste positivo para a doença, assim como os professores, a pessoa infectada não retornará para a escola. Se isso ocorrer, o Governo informou que não suspenderá as aulas e apenas emitirá um comunicado e buscará controlar o ambiente infectado.

Leia também1 Cloroquina: Bolsonaro publica relato de médicos perseguidos
2 Eduardo Bolsonaro agradece ao pai pelos "bons exemplos"
3 Gilmar quer julgar suspeição de Moro "assim que possível"
4 Internet critica Huck após ele prometer moto a entregador
5 Bolsonaro detona a Globo por "festejar" 100 mil mortes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.