Leia também:
X Escola em SP alvo de ataque ficará fechada por uma semana

SP: Aluno usou rede social para anunciar ataque a escola

Estudante atacou professores e colegas da Escola Estadual Thomázia Montoro

Pleno.News - 27/03/2023 21h20 | atualizado em 28/03/2023 11h30

Aluno usou rede social para anunciar ataque a escola Foto: Reprodução

O adolescente de 13 anos que fez um ataque a faca em uma escola na Zona Oeste de São Paulo, nesta segunda-feira (27), usou um perfil fechado em uma rede social para anunciar a intenção do crime. Ele comentou sobre sua intenção no domingo (28). As informações são do jornal O Globo.

– Irá acontecer hoje, esperei por esse momento minha vida inteira, tomara que consiga alguma kill [morte, em inglês] pelo menos, minha ansiedade começa a atacar por causa disso. Enfim… me desejem boa sorte – escreveu o estudantes.

Em sua página, o garoto era encorajado por outros usuários de perfis parecidos com o dele. Essas pessoas curtiam e comentavam os posts do rapaz.

Um usuário se definiu como mentor e se disse orgulhoso de compartilhar a notícia do atentado.

Segundo o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, qualquer pessoa que tenha curtido, comentado ou sequer clicado nessas publicações, será investigado e intimado a depor.

– Já sabemos que este garoto estava planejando fazer o atentado com uma arma de fogo e não conseguiu. Ele relatou isso informalmente aos policiais civis e militares que atenderam a ocorrência. Sobre as publicações feitas por ele no Twitter, nós só conseguimos ter acesso quando acessamos o celular dele, porque a página era restrita. Quem tinha acesso era somente ele e os usuários amigos dele. Não era algo público, então, na prática, não tínhamos como antecipar – disse o secretário.

E acrescentou:

– Não descartamos que ele tenha sido ajudado ou que outros colegas de escola tenham participado do plano, mas podemos dizer que outros colegas dessa rede social tinham consciência de tudo o que viria a acontecer, até pelas curtidas e comentários na postagem dele. Isso será objeto de apuração da Polícia Civil e, sendo menor de 18 anos, os responsáveis também serão chamados para depor. Mais gente estava sabendo? Os pais teriam algum conhecimento de que isso poderia acontecer? Tudo isso será investigado.

O ataque causou a morte de uma professora de 71 anos e feriu mais quatro pessoas na Escola Estadual Thomázia Montoro.

Leia também1 SP: Aluno usou máscara igual à do Massacre de Suzano
2 Agressor que matou professora usaria bomba na ação; entenda
3 Saiba quem era a professora esfaqueada por aluno em escola
4 Aluno que presenciou morte de professora relata o que viu
5 Assassino de escola em SP teria homenageado outro massacre

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.