Leia também:
X Romário tem alta após 13 dias internado em hospital no Rio

Aluno denuncia doutrinação ocorrida em palestra em escola

Estudante afirma que palestra estimulou jovens a se orgulharem de ser chamadas de "vadias" e teve ofensa a Nikolas Ferreira

Paulo Moura - 26/07/2023 13h41 | atualizado em 26/07/2023 19h11

Instituto Técnico de Barueri (ITB) Professor Munir José Fotos: Print Google Maps / Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados / PCdoB

Um aluno, que preferiu não se identificar, denunciou uma palestra realizada no último dia 3 de julho, no Instituto Técnico de Barueri (ITB) Professor Munir José, em Barueri, cidade da Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com ele, as palestrantes promoveram uma abordagem ideológica apenas com viés de esquerda em um evento cujo tema era Machismo Estrutural e Feminismo.

Ao Pleno.News, o estudante relatou que, em determinado momento da programação, as palestrantes defenderam “suas próprias militâncias pessoais” e chegaram a incentivar as jovens presentes a se orgulharem de ser chamadas de “vadias”. O aluno questionou a falta de imparcialidade e “o verdadeiro propósito” da palestra.

– As palestrantes recomendaram aos alunos assistirem a filmes que retratam os heróis da ditadura brasileira, incluindo um membro do PCdoB. Essa falta de transparência levanta sérias questões sobre a imparcialidade do evento – exemplificou o denunciante.

O estudante também relatou que as palestrantes fizeram “comentários difamatórios” sobre o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), chegando a chamar o parlamentar de “vagabundo”. Diante do ocorrido, ele contou ter denunciado o fato à direção do ITB, mas que recebeu como resposta que o evento fazia parte do “desenvolvimento crítico” dos alunos.

O denunciante ainda relatou ter entrado em contato com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), que, segundo ele, teria se prontificado a investigar a denúncia.

Procurado pelo Pleno.News, o MP respondeu que a Promotoria de Justiça de Barueri recebeu a representação sobre o caso e oficiou a instituição para que se manifeste sobre as alegações, no prazo de 20 dias.

Cronograma da Semana Cultural

POSICIONAMENTO DA ESCOLA
O Pleno.News também entrou em contato com o ITB Professor Munir José para que a instituição comentasse o ocorrido, mas não houve resposta. O espaço segue aberto.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Leia também1 Janja pede varredura em busca de escutas, diz colunista
2 Procedimento no quadril de Lula ocorre sem intercorrências
3 Ministério de Alckmin no DF é evacuado por suspeita de bomba
4 Em clamor pelo Brasil, Nikolas e líderes cristãos se emocionam

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.