Leia também:
X Carne encontrada com brasileiro morto por amigo não é humana

Aluno dá palha de aço para profª e é repreendido com carta

Caso aconteceu no Distrito Federal

Pleno.News - 14/03/2023 17h42 | atualizado em 14/03/2023 18h55

Aluno deu palha de aço para professora Foto: Reprodução/ Print de vídeo G1

Uma professora do Centro de Ensino Médio 09, em Ceilândia, Região Metropolitana de Brasília (DF), ganhou de um aluno uma pacote de palha de aço. O “presente” foi dado pelo Dia Internacional da Mulher.

O vídeo em que o aluno faz a entrega do produto de limpeza viralizou, nas redes sociais, nesta segunda (13). Ao abrir a embalagem e ver que o conteúdo era uma palha de aço, a professora ficou constrangida.

– Eu vou aceitar, porque tudo que vem, volta – reagiu.

Os outros alunos deram risada e desejaram um “Feliz Dia da Mulher”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ceilândia Muita Treta (@ceilandiamuitatreta)

A Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal confirmou o episódio e disse que “a direção da escola se reuniu com o estudante e seus responsáveis, e também já conversou com a professora envolvida no caso”. O aluno é menor de idade.

A advogada Aline Santiago da Cruz, coordenadora da Comissão da Igualdade Racial da OAB São Paulo, explicou que o gesto do estudante corresponde a “ato infracional equiparado ao crime de racismo”.

– O bombril é usado como uma aproximação com o cabelo crespo da mulher negra. É um estereótipo utilizado para diminuir – avaliou Aline Santiago.

O crime de injúria racial, assim como outros delitos resultantes de discriminação, por causa da cor da pele, estão previstos em uma lei específica. A pena mínima, caso um adulto seja o autor, é de dois anos de reclusão.

Segundo o UOL, a diretora da escola disse à TV Globo que já conversou com o aluno, de 17 anos, e pediu que ele escrevesse um texto com um pedido de desculpas, para ser lido em classe.

Se o Ministério Público abrir investigação sobre a conduta do aluno, ele responderá de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Secretaria de Educação disse que a escola organizará atividades educativas na instituição.

Leia a nota da Secretaria de Educação do Distrito Federal
A equipe gestora do Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia informou que só teve conhecimento do ocorrido nesta segunda-feira (13). A partir disso, a direção da escola se reuniu com o estudante e seus responsáveis e também já conversou com a professora envolvida no caso.

A Secretaria de Estado de Educação do DF informa que a escola tem autonomia para conduzir o ocorrido. A pasta ressalta, ainda, que repudia qualquer tipo de preconceito e reforça o compromisso e empenho na busca por elementos que permitam o esclarecimento dos fatos, bem como o suporte aos envolvidos.

A direção da escola indicou ainda que fará ações nas salas de aula, como rodas de conversa para instruir estudantes sobre o assunto.

A Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia informou que acionou uma equipe de psicólogos e pedagogos da regional para que estes auxiliem nessas atividades que serão desenvolvidas também em outras escolas.

*AE

Leia também1 Metrô SP troca nome de estação Paulo Freire para Fernão Dias
2 Estudante é encontrado morto em universidade federal do RN
3 Universitária de 44 anos que foi alvo de deboche: "Chorei muito"
4 Após discriminação, estudante de 44 anos recebe flores
5 Alunas de Biomedicina debocham de colega de 40 anos: "Devia estar aposentada"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.