Leia também:
X Zambelli desmente fake news de que assina site pornográfico

Alerta! SP pode ter novas chuvas até o fim de semana

São previstos cerca de 200 mm de precipitação para o Litoral Norte de São Paulo e a Baixada Santista

Pleno.News - 22/02/2023 14h33 | atualizado em 22/02/2023 17h56

Temporais causaram estragos em São Paulo Foto: EFE/Sebastião Moreira

A previsão de continuidade de chuva no Litoral Norte de São Paulo alerta para a importância de as pessoas buscarem apoio, em caso de situações de risco. É importante que a população fique atenta e siga as recomendações da Defesa Civil. Até sexta-feira (24), são previstos cerca de 200 mm de precipitação para o Litoral Norte de São Paulo e a Baixada Santista.

De acordo com a Climatempo, as condições meteorológicas estão diferentes do último sábado (18) e domingo (19) no litoral paulista, mas o potencial é alto para que, até o fim da semana, chova diariamente, na forma de pancadas, com alta possibilidade de temporais atingirem a região.

– As pancadas devem se concentrar especialmente no período entre as tardes e noites e podem acumular, em média, diariamente, volumes da ordem de 30 a 50 mm. Se comparar esse volume com o que aconteceu no último fim de semana, pode parecer pouco, já que algumas estações chegaram a registrar acumulados da ordem de 600 mm entre 12h e 24h – disse a Climatempo, em nota.

No entanto, ainda assim, uma chuva de 30 a 50 mm que cai em poucas horas já tem um grande potencial de causar problemas, como a formação de alagamentos, segundo a Climatempo. Além ainda da possibilidade de queda de árvores e galhos.

– Com toda a chuva que caiu no Litoral Norte no último fim de semana, a situação torna-se ainda mais crítica com os temporais previstos para os próximos dias. O solo já muito encharcado fica bastante vulnerável para o risco de novos deslizamentos – alerta a empresa de meteorologia.

O clima nesta quarta-feira (22), começou com sol entre nuvens no Litoral Norte e as temperaturas subiram rapidamente.

– A partir do fim da manhã, a aproximação de uma nova frente fria favorece a formação de nuvens carregadas sobre a região, com isso voltam as condições para pancadas de chuva moderadas e fortes, que podem ocorrer de forma intermitente até o início da noite – alertou ainda o governo estadual.

As fortes chuvas que atingiram a região no fim de semana de carnaval provocaram ao menos 48 mortes, bloquearam rodovias e causaram prejuízos na região.

*AE

Leia também1 Justiça de SP autoriza remoção à força de pessoas de área de risco
2 União libera mais R$ 4,5 milhões a cidades afetadas por chuvas
3 Tarcísio diz que doações para vítimas estão sendo roubadas
4 Datena é criticado por cobertura das chuvas: "Sensacionalismo"
5 Fundo Social de São Paulo recebe doações para vítimas das chuvas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.