Leia também:
X CCJ da Alerj decide pela liberação de deputados presos

Alerj decide pela revogação da prisão de Jorge Picciani

Outros dois deputados do PMDB também serão soltos. CCJ já havia emitido parecer recomendando a liberação

Henrique Gimenes - 17/11/2017 16h46 | atualizado em 17/11/2017 17h06

Plenário da Alerj vota por revogar prisão de Jorge Picciani e outros dois deputados do PMDB Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu, nesta quinta-feira (17), revogar a prisão do presidente da Casa, Jorge Picciani, e dos deputados Paulo Melo e Edson Albertassi. Todos são do PMDB. Mais cedo, a Comissão de Constitução e Justiça (CCJ) já havia emitido parecer recomendando pela liberdade dos parlamentares.

O placar da votação terminou com 39 deputados a favor da revogação, 19 contra e uma abstenção. Eram necessários os votos de pelo menos 36 deputados estaduais para que a prisão fosse revogada. O parecer da CCJ também determina que os deputados presos retornem ao exercío de seus mandatos.

Nesta quinta-feira (16), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) havia decretado a prisão dos deputados e o afastamento de suas funções parlamentares, mas definiu que caberia à Alerj analisar o caso.

Os pedidos de prisão foram feitos pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da operação Cadeia Velha, um desdobramento da operação Lava Jato no Rio de Janeiro, e foram feitos a partir de depoimentos em delação premiada que indicam os três como líderes do esquema de corrupção do setor de transportes da capital carioca. Eles são acusados por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

*Atualizada às 17h05

LEIA TAMBÉM
+ Picciani é transferido para Cadeia Pública de Benfica
+ Com festa, grupo comemora 1 ano da prisão de Sérgio Cabral

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.