Leia também:
X Câmara vota criação de fundo eleitoral nesta quarta-feira

‘Adoração’, ‘Saúde’, e ‘Leveza’: Prefeito do Rio renomeia ruas

Prefeitura mudou 42 nomes de ruas na Vila do João, Complexo da Maré, sem consulta pública

Camille Dornelles - 04/10/2017 09h11 | atualizado em 04/10/2017 09h32

Ruas da Vila do João, Complexo da Maré, mudam de nome Foto: Reprodução Facebook

Na terça-feira (3), o Diário Oficial do Rio de Janeiro publicou a mudança do nome de 42 ruas da Vila do João, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. Mas os moradores reclamam que não houve qualquer consulta pública antes das renomeações.

Todas as ruas modificadas seguem a mesma estrutura: Rua Adoração da Vila do João, Rua Conquista da Vila do João e Rua Saúde da Vila do João são alguns exemplos. Os nomes ainda têm Otimismo, Compaixão e Sossego.

Antes, as ruas e travessas eram conhecidas através de numeração: Rua Um, Rua Dois, Travessa Quatorze e assim por diante. Alguns moradores declararam que souberam das mudanças através da página oficial do grupo Maré Vive, que informa sobre fatos pertinentes à região.

Em 2014, um trabalho conjunto entre 16 associações comunitárias da região criou o Guia de Ruas da Maré, que mapeou todas as ruas do Complexo com seus códigos postais para os moradores. Além da Vila do João, ruas também mudaram de nome nos bairros Recreio dos Bandeirantes, Santa Cruz e na Rocinha.

Por meio de nota, a Prefeitura do Rio de Janeiro declarou que a escolha dos nomes é feita com base em pesquisa história das referências locais ou por definição de um tema.

– Por exemplo: Rua das Hortências, Rua das Rosas, Rua das Margaridas etc. O trabalho é feito pela equipe do Posto de Orientação Urbanística e Social (POUSO) que atendem essas localidades – completa o comunicado.

O projeto de renomeação tramita na Secretaria de Urbanismo desde 2015.

LEIA TAMBÉM
+ Polícia faz operação na Maré, Rio, e 14 mil ficam sem aulas
+ Câmara aprova mudanças no IPTU do Rio de Janeiro
+ Mostra Queermuseu no MAR é vetada pela Prefeitura do Rio

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.