Leia também:
X Chico Pinheiro diz que ator sofreu tentativa de censura

ABI pede proteção a jornalista que denunciou ‘Dia do Fogo’

Adécio Piran está sofrendo ameaça de fazendeiros que provocaram queimadas

Paulo Moura - 02/09/2019 14h11 | atualizado em 02/09/2019 14h12

Jornalista paraense está sendo ameaçado após denunciar queimadas por fazendeiros Foto: Agência Brasil/José Cruz

O jornalista Adécio Piran, editor do portal Folha do Progresso, site de notícias paraense, está sofrendo ameaças de produtores rurais após o veículo em que trabalha ter publicado uma matéria no último dia 5 de agosto, em que denunciava o “Dia do Fogo”, uma ação deliberada por parte de fazendeiros da região de Novo Progresso em provocar queimadas no sudoeste do Pará.

Por conta das ameaças, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pediu em uma carta ao governador do Pará, Helder Barbalho, proteção ao profissional de comunicação. De acordo com a entidade, além das ameaças em grupos de Whatsapp e panfletos, os anunciantes do site estão sendo pressionados a inviabilizar economicamente o portal.

Ao tomar conhecimento da ação dos fazendeiros, Piran procurou informações sobre o tema com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que detectou aumento nos focos de queimadas.

O presidente da ABI, Paulo Jeronimo, afirmou no documento enviado ao chefe do executivo estadual, que a liberdade de imprensa faz parte do exercício da profissão e que a instituição pretende defender a prerrogativa.

– Como se sabe, essa Liberdade é garantida como cláusula pétrea da nossa Constituição Cidadã de 1988, que o seu partido – MDB – através do trabalho de importantes lideranças políticas de então, ajudou a escrever. Nos seus 111 anos de existência, a ABI sempre marcou posição em favor do Estado Democrático de Direito e da Liberdade de Expressão, na qual se insere a Liberdade de Imprensa e o livre exercício da profissão pelos jornalistas – disse em nota.

Leia também1 Chico Pinheiro diz que ator sofreu tentativa de censura
2 Rio Grande do Sul indenizará sobrevivente da Boate Kiss
3 Ministros darão palestra em curso de doutorado da polícia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.