Leia também:
X Em palestra, Barroso fala em “pacto para saquear o Brasil”

92% dos moradores do Rio têm medo de morrer em assalto

Pesquisa do Datafolha apontou ainda que um em cada três dos entrevistados estiveram no meio de tiroteios no último ano

Gabriela Doria - 02/04/2018 17h40 | atualizado em 02/04/2018 18h22

Uma pesquisa do Datafolha com moradores do Rio de Janeiro constatou que 92% dos entrevistados temem morrer vítimas de assalto, tiroteio ou bala perdida. A pesquisa, feita em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, também mostrou que um em cada três moradores estiveram no meio de uma troca de tiros nos últimos 12 meses.

Maioria da população relatou ter presenciado tiroteio no último ano Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

O levantamento foi feito entre os dias 20 e 22 de março. Participaram das perguntas 1.012 moradores do Rio. Entre eles, 73% expressaram o desejo de sair da cidade por causa dos índices de violência.

A entrevista apontou ainda que a violência por parte da polícia é temida sobretudo por moradores de favelas. Cerca de 78% deles afirmaram ter medo da Polícia Militar e 71% temem a violência da Polícia Civil. Ainda foi constatado que 77% têm medo de ser incriminados pelas autoridades e 81% de que o filho seja preso injustamente.

O estudo indicou também que 73% dos entrevistados já ouvidram algum tiroteio. 84% deles citaram o medo da possibilidade de assalto, assassinato, fraude, roubo de celular ou invasão de domicílio. 39% relataram ainda o medo de morrer numa troca de tiros entre policiais e criminosos.

Já sobre a intervenção federal na área da segurança, 76% aprovaram a medida. Apesar disso, 71% disse que ela tem sido pouco eficaz no combate à criminalidade. Entre os que são contra a intervenção, 35% já relataram ter ficado no meio de um tiroteio. Esse número cai para 29% entre as pessoas que são a favor da intervenção militar.

O medo se torna ainda maior entre a população negra, com 80% deles afirmando ter medo de andar pelo bairro à noite. 74% relatam o medo de ser acusados de algum crime e 72% temem a violência da Polícia Militar.

As mulheres seguem como mais assustadas. As agressões sexuais são o maior medo de 88% das entrevistadas e, por causa disso, 75% delas evitam andar sozinhas à noite.

Leia também1 Protesto homenageia crianças vítimas da violência no Rio
2 Bandidos fazem arrastão em igreja e pedem orações
3 Internautas questionam silêncio sobre PM assassinada

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.