80 animais do zoo de Curitiba serão vacinados contra a Covid
Eles devem receber o imunizante Zoetis a partir de janeiro
Pleno.News - 20/12/2021 15h39 | atualizado em 20/12/2021 16h24
Oitenta animais do Zoológico Municipal de Curitiba serão vacinados contra a Covid-19 a partir do mês de janeiro. Eles devem receber o imunizante Zoetis, que já vem sendo aplicado em zoológicos dos Estados Unidos. No Brasil, o Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (Mapa) autorizou a importação da vacina na última semana.
Entre os animais que receberão as doses, estão felídeos, primatas e mustelídeos. Eles vinham sendo monitorados desde o início da pandemia pelo Projeto PetCovid-19, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo o coordenador do projeto, Alexander Biondo, explicou ao Estadão, estudos demonstraram importância da vacinação em certos tipos de animais.
Na escala, aves e suínos são os mais resistentes à doença, enquanto cães, gatos, homens e primatas não humanos estariam em estágio intermediário. Os mais vulneráveis seriam os mustelídeos. A exemplo desse grupo, estão as ariranhas, furões, hamsters e também os visons, que disseminaram a doença por fazendas europeias e foram sacrificados em massa.
Segundo Biondo, a infecção dessa classe de animais representa um risco para os humanos.
– Imagine se um deles, infectado, escapa e vai para um reservatório – ponderou.
CÃES E GATOS
No caso de pets como cães e gatos, não há necessidade de preocupação, pois não existem evidências de que eles passem a doença para os humanos. Além disso, houve apenas dois casos de morte nessas espécies: um cão nos Estados Unidos e um gato na Inglaterra.
Leia também1 SP prorroga uso obrigatório de máscaras até 31 de janeiro
2 Rio de Janeiro confirma 1º caso da variante Ômicron
3 Pfizer prevê que pandemia não terminará antes de 2024
4 Eficácia de vacinas é menor contra a Ômicron, indica OMS
5 Governo anuncia quarta dose da vacina para imunossuprimidos