CNH será um cartão com chip para identificar motorista
Novo documento poderá ter funcionalidade de pagar pedágios e passagens em transporte público
Emerson Rocha - 06/12/2017 13h45 | atualizado em 06/12/2017 19h55

Os motoristas brasileiros vão ter uma novidade no momento de renovar a Carteira Nacional de Habilitação. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) irá publicar esta semana uma resolução para mudanças no documento, que passará do formato atual de papel para um cartão de plástico com microchip. Com isso, a carteira irá reunir dados do motorista.
A promessa é que a alteração seja feita até o primeiro dia de 2019 para adaptação dos Detrans estaduais. Cada órgão deve definir o valor da nova CNH a partir da adoção da tecnologia. A troca de papel para cartão por parte do motorista só será obrigatória no momento da renovação.
O novo formato da carteira será parecido com um cartão de banco convencional e poderá ser um experimento do documento “universal”. A ideia é que a CNH possa servir para pagamentos de pedágios e até de passagens em transportes públicos. Mas essas funcionalidades deverão ser implementadas mediante convênios entre o setor público ou privado com autorização do Denatran.
Segundo o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a nova carteira de habilitação deve contribuir para a redução de fraudes e possibilitar até a integração com outros países.
LEIA TAMBÉM
+ Taxa de juros pode alcançar percentual histórico de 7%
+ Votação da Previdência deve ocorrer no próximo dia 12