Comandante da Marinha repete Bolsonaro: ‘Prepare a guerra’
Comandante usou frase em latim para divulgar operação militar entre as Forças Armadas
Gabriela Doria - 03/09/2021 09h16 | atualizado em 03/09/2021 11h08

O comandante da Marinha Almir Garnier Santos repetiu a declaração do presidente Jair Bolsonaro, de quarta-feira (1º), de que uma guerra não se ganha com flores. O almirante de esquadra citou a frase “se quer paz, prepare a guerra”, nesta quinta (2), para divulgar uma operação da corporação.
– [Estou] Embarcando no Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, acompanhando o Ministro da Defesa, para a Operação Poseidon 2021. A operação envolve militares e equipamentos da Marinha, do Exército e da Força Aérea. “Si vis pacem, para bellum” (Se quer paz, prepare a guerra) – escreveu o comandante.
A operação aeronaval Poseidon 2021, deflagrada na costa do Rio de Janeiro, conta com o apoio de 830 militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea. O exercício militar teve início no dia 28 de agosto e terminará nesta sexta (3), com manobras de pouso e decolagem no Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico.

Além das atividades de pouso, os militares são capacitados por meio de exercícios de infiltração de mergulhadores de combate, de evacuação aeromédica (Evam) de feridos e de tiro real sobre alvo à deriva. O treinamento é uma ação proposta pelo Ministério da Defesa, cujo objetivo é reforçar a integração entre as Forças.
O exercício desta quinta foi acompanhado pelo ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, pelo comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier, e pelo almirante de esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa.
Leia também1 PM afastado se arrependeu "até o último fio de cabelo", diz coronel
2 STF pode derrubar vetos de Bolsonaro à lei que acaba com a LSN , diz colunista
3 Bolsonaro sanciona, com vetos, texto que substitui LSN
4 Ministra do STJ nega salvo-conduto a PMs no 7 de setembro
5 Apoio de PMs a Bolsonaro dispara na web às vésperas do dia 7