Leia também:
X Blumenau: Creche atacada reabre após mutirão de reforma

Chanceler russo chega no Brasil acompanhado de 18 seguranças

Lavrov tem encontro com Lula no Palácio do Planalto

Pleno.News - 17/04/2023 12h51 | atualizado em 17/04/2023 13h54

Serguéi Lavrov Foto: EFE/Andre Borges

O chanceler Serguei Lavrov chega ao Brasil com aparato de segurança equivalente ao de chefe de Estado. Pelo menos 18 agentes fazem parte da comitiva que desembarca na capital federal para proteger a autoridade russa.

A dimensão da equipe de segurança do chanceler se equivale, por exemplo, a aparato que escoltou o então presidente dos Estados Unidos Barack Obama em sua visita ao Brasil, em 2011. Na época, as autoridades dos EUA destacaram 20 agentes para atuar na proteção do norte-americano.

Homem de confiança do presidente da Rússia, Vladimir Putin, Lavrov ocupa a posição de chanceler há 19 anos. A informação sobre o contingente de segurança da autoridade estrangeira é comunicada previamente ao governo federal. No Brasil, além da equipe própria de agentes, as autoridades estrangeiras podem ter sua segurança reforçada por integrantes da Polícia Federal que mantém uma equipe de proteção a “dignatários”. O tamanho da equipe é vinculado aos riscos potenciais avaliados pela PF em relação à autoridade.

Lavrov tem encontro com Lula no Palácio do Planalto. Ele também se encontrará com o chanceler brasileiro, ministro Mauro Vieira, no Itamaraty. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem declarado intenção de estimular conversações sobre acordo de paz entre os russos e a Ucrânia.

*AE

Leia também1 "Blocão" de Lira na Câmara faz base do governo virar minoria
2 Editora do Wall Street Journal sobre Lula: 'Demagogo obcecado'
3 Tarcísio de Freitas passa por nova cirurgia de cálculo renal
4 Quem é Serguei Lavrov, ministro russo que vai se reunir com Lula
5 Arthur Lira anuncia votação do PL que regula redes sociais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.