Leia também:
X E a transparência? 8 ministérios de Lula ainda não têm site oficial

CGU: Rosemary, amiga de Lula, não pode ocupar cargo público

A ex-chefe de gabinete do petista foi absolvida das acusações de falsidade ideológica, corrupção passiva e formação de quadrilha

Leiliane Lopes - 12/03/2023 19h09 | atualizado em 13/03/2023 17h29

CGU Foto: Divulgação/GovBr

A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu manter a decisão de que Rosemary Nóvoa de Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, não pode voltar a ocupar cargos públicos.

Rosemary trabalhou para o presidente Lula em seu segundo mandato (2007-2010), mas foi condenada administrativamente pelo governo federal por improbidade administrativa.

A decisão foi tomada em 2013, quando a amiga de Lula perdeu o cargo na CGU. Geralmente, a punição administrativa tem validade de cinco anos, mas no caso dela a impossibilidade de voltar a ocupar um cargo público dura dez anos.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) incluíram Rosemary na Operação Porto Seguro, denunciando-a por falsidade ideológica, tráfico de influência, corrupção passiva e formação de quadrilha. Ela foi absolvida.

O caso contra a ex-chefe de gabinete do petista foi arquivado pela Justiça em 2021; por isso, Rosemary entrou com pedido para que a CGU também revisasse a decisão, mas o órgão resolveu mantê-la.

– O pedido de anulação não foi acolhido, porque a CGU entendeu que as condutas investigadas no PAD estavam comprovadas por diversas provas independentes, como depoimentos colhidos pela própria CPAD, não sendo afetada a decisão de 2013 pela decisão na esfera criminal. Essa não afetação da esfera administrativa pela esfera criminal se deu basicamente pela independência das instâncias – disse a CGU.

Leia também1 E a transparência? 8 ministérios de Lula ainda não têm site oficial
2 Russell Brand conta que a fé o fez vencer o vício em drogas
3 Luís Roberto Barroso recebe alta de hospital em Brasília
4 Kemilly Santos anuncia data do casamento: "Já estava escrito"
5 Indicados ao Oscar recebem estatueta Yanomami de madeira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.