Leia também:
X Câmara aprova fundo eleitoral bilionário para campanhas

Cesare Battisti tenta fugir para a Bolívia e é preso pela PF

Acusado de terrorismo na Itália, Battisti foi detido em Corumbá (MS), na fronteira

Camille Dornelles - 05/10/2017 09h56 | atualizado em 05/10/2017 11h02

Cesare Battisti é refugiado político desde 2007 Foto: Agência Brasil/José Cruz

No flagra. Nessa quarta-feira (4), a Polícia Federal (PF) prendeu o ativista acusado de terrorismo na Itália, Cesare Battisti, ao tentar fugir para a Bolívia. O acusado foi detido na cidade de Corumbá (MS), onde prestou depoimentos à PF e passou a noite.

Junto com ele, os agentes encontraram cerca de R$ 23 mil, que não foram declarados à Receita Federal. Viajar com mais de R$ 10 mil não declarados ao governo é crime. Ele estava em um táxi boliviano com outros dois passageiros.

Battisti entrou com pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal, na semana passada, para que não pudesse mais ser expulso do Brasil. A pauta está nas mãos do ministro Luiz Fux.

Relembre
O ativista italiano foi condenado à prisão perpétua por dois assassinatos e por ser cúmplice de outros dois em seu país de origem, enquanto era membro do grupo Proletários Armados pelo Comunismo em 1987.

Por esses crimes, Battisti também é acusado de terrorismo na Itália. No início dos anos 2000, ele fugiu para a França e depois para o Brasil. Em 2007 a polícia italiana exigiu a extradição do ativista, mas o governo brasileiro lhe concedeu refúgio político.

Houve tensão entre os governos internacionais e entre o Supremo e o então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já que o STF havia autorizado a extradição, mas Lula optou por mantê-lo no país.

LEIA TAMBÉM
+ Polícia prende Carlos Arthur Nuzman, do COB, por fraudes
+ Polícia Federal investiga filhos de Romero Jucá em operação
+ PF realiza operação contra uso e produção de dinheiro falso

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.