Leia também:
X Senadora é alvo de operação da Polícia Federal contra fraudes

Censurada, Leda Nagle exclui do YouTube entrevistas sobre Covid

No entanto, jornalista encontrou "solução" para driblar autoritarismo

Gabriela Doria - 12/05/2021 15h18 | atualizado em 12/05/2021 15h50

Leda Nagle está excluindo ou deletando vídeos com entrevistas sobre a pandemia Foto: Reprodução

A jornalista Leda Nagle usou seu canal no Instagram nesta terça-feira (11) para explicar o porquê de estar deletando ou tornando privados vídeos com entrevistas e conteúdos sobre a pandemia da Covid-19. Grande parte do material fala sobre tratamento precoce, medicações que não têm eficácia comprovada ou até mesmo põe em dúvida os dados sobre a pandemia.

Sem citar diretamente uma possível censura do YouTube, Leda iniciou o vídeo afirmando que não faz parte de sua ética deletar entrevistas, mas que teve de fazê-lo.

– Eu jamais apagaria uma entrevista de um convidado meu pelo conteúdo do que o entrevistado falou. Nunca fiz isto e não pensei que um dia teria que fazê-lo. Ponto final. Esta é a minha posição, o jornalismo que eu acredito, o jornalismo que não quer formar sua opinião, mas quer dar a todas as pessoas todas as informações para que cada uma das pessoas forme sua própria opinião. Mas eu tive que apagar.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Leda Nagle (@ledanagleoficial)

Para ilustrar a situação, a jornalista comparou seu canal no YouTube a um imóvel construído em um terreno alugado.

– É mais ou menos assim. Quando você resolve criar um canal numa rede social, é como se você construísse uma casa num terreno alugado. E, de repente, o dono do terreno quer de volta um pedaço deste terreno onde você já construiu alguns cômodos da casa, e você tem que demolir estas partes – disse ela, sem citar que a plataforma vem deletando conteúdos sobre a Covid-19 que envolvam os temas abordados em sua entrevista.

Como solução, a veterana decidiu criar uma sessão em seu site onde haverá o que ela chamou de “entrevistas mais polêmicas ou entrevistas proibidas”.

– Todos poderão entrar no site e assistir às entrevistas que quiserem gratuitamente. E, se quiserem se cadastrar na lista de e-mails, ficarão informados das novidades e de todo o conteúdo que eu produzir… Afinal, pelo menos no site, o conteúdo é sem censura – afirmou.

Um levantamento do jornalista Guilherme Felitti identificou que, nos últimos cinco dias, Leda tornou privado ou deletou de seu canal 92 vídeos, incluindo uma live com o colega Alexandre Garcia.

Leia também1 Sikêra é absolvido de indenizar modelo trans em R$ 30 mil
2 Coppolla: "Por trás dos gritos de gado, há um burro frustrado"
3 Renato Aragão é vítima de golpe e leva prejuízo de R$ 3 milhões
4 Henkel rebate declarações de Huck e Varella sobre morte de Paulo Gustavo
5 "Não é movimento de artistas, é sindical", Mario Frias sobre live

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.