Leia também:
X Eduardo: ‘O próprio Bolsonaro não queria que eu fosse líder’

Celulares mudam hora mesmo com fim do horário do verão

Usuários de redes sociais relataram a mudança em seus aparelhos e fizeram piada com a situação

Henrique Gimenes - 20/10/2019 09h06

Cancelado pelo presidente Jair Bolsonaro neste ano, o horário de verão acabou “acontecendo” para muitas pessoas. Usuários de redes sociais relataram, neste domingo (20), que seus aparelhos celulares adiantaram os relógios em uma hora mesmo com o fim da medida.

Apesar de surpresa, o problema já estava previsto. Na sexta-feira (19), o Google havia informado em seu blog oficial uma recomendação para que usuários com aparelhos Android mudassem a configuração de horário para manual.

As operadoras também informaram que haviam desprogramada a mudança, mas ainda assim, diversas pessoas experimentaram a hora adianta. No Twitter, o termo “horário de verão” chegou aos assuntos mais comentados da rede.

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO
A mudança foi oficializada em abril, após o presidente Jair Bolsonaro assinar o fim da medida baseado em estudos técnicos, que apontaram para a eliminação dos benefícios da alteração.

A mudança, que impactava os relógios nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, foi adotada para aproveitar a iluminação natural no fim da tarde, quando o consumo de energia é mais alto, só que o horário de verão era também impopular por conta da falta de luz solar nas primeiras horas do dia, que dificultava a vida de trabalhadores e estudantes.

Criado em 1931 e adotado de forma contínua desde 1985, o horário foi perdendo força com o passar dos anos em virtude da melhora na tecnologia dos equipamentos eletrônicos e lâmpadas, que passaram a ser desenvolvidos privilegiando a redução no consumo de energia.

Leia também1 Brasil não terá horário de verão pela 1ª vez em 34 anos
2 Eduardo Bolsonaro posta nota de R$ 3 com rosto de Joice

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.