Leia também:
X Bolsonaro rebate declaração de governador petista da BA

Celulares atrasam “sozinhos” mesmo sem horário de verão

Saiba como resolver o problema que afetou usuários em diversos estados

Paulo Moura - 16/02/2020 09h58 | atualizado em 16/02/2020 10h06

Celulares mudaram hora sozinhos Foto: Pixabay

Depois de adiantarem a hora por duas vezes no final do ano passado, de forma automática, “achando” estar em horário de verão, os celulares resolveram atrasar uma hora “sozinhos” neste domingo (16), data que marcaria o fim da hora diferenciada, mesmo sem ela estar em vigor neste ano.

O fato foi registrado para quem usa a configuração automática de data e hora nos celulares, especialmente os modelos com Android. A Google, desenvolvedora do sistema, havia recomendado no fim de 2019, quando os relógios se adiantaram, que os usuários desativassem o recurso e o mantivessem desligado ao menos até este domingo.

Para isso, os usuários Android devem tocar no ícone “Configurar”, em seguida clicar na opção “Data e hora” e desmarcar a função “Data e hora automáticas”. Após o processo, é só configurar manualmente a hora correta.

Já em iPhones, os donos devem acessar a tela principal e tocar na opção “Ajustes”, em seguida clicar na opção “Geral” e depois em “Data e Hora”. Na sequência, basta desabilitar a opção de configuração do relógio “Automaticamente” e configurar o horário correto de forma manual.

O decreto que revogou o horário de verão foi assinado em abril de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro. A medida foi baseada em análises que apontaram a pouca eficiência da medida atualmente. O Ministério de Minas e Energia apontou, inclusive, que o consumo em janeiro deste ano foi menor que o do ano passado, quando a alteração ainda estava em vigor.

 

Leia também1 Veja quais cuidados especiais se deve adotar no verão
2 Em dia de Enem, celulares adiantam o relógio "sozinhos"
3 Celulares mudam hora mesmo com fim do horário do verão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.