Leia também:
X Sem saber inglês, Viana muda estatuto para ficar no cargo

Castro: Podem ir para escola. Aumentamos batalhões e rondas

Governador do Rio de Janeiro anunciou medidas de segurança

Pleno.News - 14/04/2023 13h38 | atualizado em 14/04/2023 14h38

Cláudio Castro Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), afirmou nesta sexta-feira (14), que os estudantes não devem deixar de ir às aulas, diante das supostas ameaças de ataques que surgiram nas redes sociais após atentados em São Paulo e em Blumenau, Santa Catarina.

– Podem ir para escola. A gente aumentou os batalhões e as rondas. A vida tem de continuar. O medo é o que alimenta essas pessoas que querem fazer boataria – disse.

A Polícia Civil do Rio instaurou inquérito para monitorar ameaças em aplicativos e redes sociais e, segundo o governador, já houve prisões. Castro não quis detalhar detalhes da operação. Questionado sobre se o Rio teria policiais nas escolas, ele disse que aguarda definições do grupo de trabalho que inclui as pastas da Segurança e da Educação para novas medidas. Estados como São Paulo e Santa Catarina já anunciaram planos de colocar policiais nos colégios.

Castro participou de um evento sobre aprendizagem no Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio. A preocupação atual com a violência nas escolas também foi comentada por outros gestores da educação presentes.

Presidente do conselho de secretários estaduais da Educação, (Consed), Vitor de Ângelo afirmou que o debate atual está muito parecido com o que acontecia nas escolas durante a pandemia, quando as pessoas queriam garantias de que não seriam infectadas ao comparecer às aulas.

– A gente respondia: “É a mesma segurança que você tem de que vai sair na rua e de que nada vai acontecer. O papel do Estado é mitigar esse risco ao menor possível com polícia, controle de acesso à escola e trabalho pedagógico” – afirmou ele, que é secretário no Espírito Santo.

– A dificuldade é que isso não basta num cenário em que o medo está generalizado. As pessoas querem 100% de certeza.

Para o secretário, seguranças armados não são a solução.

– Esse problema é multicausal e, portanto, ele não é só da educação ou só da segurança pública. Pelas evidências que temos, não é militarizando a escola (que vamos encontrar solução) – afirmou.

De Ângelo participou nesta quinta (13), de reunião no Ministério da Educação com outros secretários estaduais e municipais sobre violência nas escolas. Segundo o MEC, serão divulgadas na semana que vem recomendações às escolas brasileiras, que devem incluir formação virtual dos diretores e professores e suporte às redes para contratar equipes.

Para Luiz Cury, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), que também estava no evento da FGV, os ataques e as ameaças precisam fazer com que cresça uma mobilização na sociedade de defesa da escola.

– Não há espaço mais relevante para a consolidação da estrutura social do que a escola. Esse momento mostra mais ainda essa dimensão – apontou.

Para o secretário municipal do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, o momento “não é trivial” e pode ser considerado “uma ameaça à escola”.

– A escola é uma instituição tão forte que vai sair dessa situação em que está hoje – afirmou Henrique Paim, ex-ministro da Educação e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV.

*AE

Leia também1 Castro relata descaso de Lula com segurança pública do Rio
2 Policial da segurança de Castro é morto a tiros no Rio de Janeiro
3 Policial morto no Rio havia comprado moto minutos antes
4 RJ: Alunos suspeitos de ameaças de ataques são apreendidos
5 Disque 100 recebe denúncias de ataques a escolas pelo WhatsApp

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.