Leia também:
X Ministro oculta R$ 2 milhões em cavalos em declaração ao TSE

Casos de Covid-19 aumentaram em 20% no carnaval

Maiores números são no Rio de Janeiro e São Paulo

Pleno.News - 28/02/2023 12h58 | atualizado em 28/02/2023 13h44

Carnaval de rua no Rio de Janeiro Foto: EFE/André Coelho

Na semana do carnaval, os índices de positividade para Covid-19 tiveram alta de 20,2% em comparação com a semana anterior. O aumento decorre principalmente dos festejos pré-carnavalescos e foi impulsionado pela expansão da variante XBB nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, segundo levantamento realizado pela Dasa, rede de saúde privada que atua em todo o Brasil.

Para o coordenador da pesquisa, José Eduardo Levi, com o impacto das aglomerações no carnaval o país terá uma mini onda de Covid, com positividade entre 30% e 40%.

Dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) também apontam uma alta na positividade de Covid-19. Os números que vinham subindo desde a metade de janeiro tiveram um aumento maior na semana do carnaval.

O estudo da Dasa apontou que os índices de positividade para Covid-19, na média nacional, chegaram a 23,85%, na semana de 17 a 23 de fevereiro, que incluiu o carnaval, com aumento de 20,2% em comparação com a semana anterior aos festejos, de 10 a 16 de fevereiro. Foram pesquisadas mais de mil unidades da rede em todo o país.

O Rio de Janeiro teve aumento de 31,5% nas taxas, saindo de 19,19% para 25,24%. O estado de São Paulo teve alta de 11,6%, passando de 25,14% para 28,08%. No Nordeste, onde o carnaval de rua também reúne multidões, a taxa de positividade passou de 4,57% para 7,16%, na comparação entre antes e durante o carnaval. A região Sul e o Distrito Federal mantiveram estabilidade nos índices, com 14,48% e 6,67%, respectivamente.

De acordo com Levi, que é superintendente de pesquisa, desenvolvimento e novos produtos da Dasa, desde a última semana de janeiro, a variante XBB do coronavírus se tornou predominante nas amostras positivas para Covid-19 coletadas em laboratórios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A XBB agora se sobrepõe às variantes BQ.1 e BA.5, sendo que essa última, em companhia com a BA.4, vinha dominando as amostras sequenciadas pelo Genob, projeto de vigilância genômica mantido pela Dasa desde junho de 2022 e coordenado por Levi.

– Considerando as aglomerações ocorridas durante o carnaval e as características da variante XBB, agora predominante no país, é bastante provável que as taxas de positividade sejam maiores nas próximas semanas – disse.

Segundo ele, como aconteceu durante toda a pandemia, as maiores altas vêm acontecendo em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas depois as variantes devem atingir o restante do país.

– Esse aumento já vem de um pouco antes do carnaval e pode estar relacionado com as aglomerações pré-carnavalescas, mas certamente, com essa nova variante se expandindo, o aumento deve ficar sustentado a nível Brasil. Vai aumentar ainda mais em São Paulo e no Rio por causa do carnaval. No Nordeste, onde o carnaval é forte, e que ainda estava com taxa de positividade bem baixa, com certeza vai aumentar.

*AE

Leia também1 China se pronuncia sobre origem da Covid em laboratório
2 Malafaia critica uso obrigatório de máscara em aeroportos
3 Lira deixou carnaval da Bahia rumo à SP em voo da FAB
4 "Pastor de esquerda" defende carnaval e é apoiado por Priscilla Alcantara
5 Ator surpreende com discurso antivacina na TV americana

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.