Leia também:
X Petista quer linguagem inclusiva obrigatória em documentos

Carro pega fogo em desfile da Beija-Flor que criticou militares

Escola fez críticas ao 7 de Setembro em desfile que iniciou com fogo em carro alegórico

Paulo Moura - 21/02/2023 10h26 | atualizado em 22/02/2023 11h45

Carro alegórico da Beija-Flor pegou fogo no início do desfile Foto: ANDRÉ MOREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Parte de um carro alegórico da escola de samba Beija-Flor pegou fogo, na madrugada desta terça-feira (21), pouco antes da entrada na Marquês de Sapucaí para o desfile da agremiação no carnaval do Rio de Janeiro. No enredo, intitulado Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência, a escola fez críticas aos militares.

As chamas e a fumaça chegaram a gerar tensão entre os membros da escola de samba, mas o fogo foi controlado rapidamente pelos bombeiros. Ninguém ficou ferido. O fogo atingiu o alto da alegoria, onde havia um homem em destaque. Ele foi retirado em segurança.

DESFILE FAZ CRÍTICAS À INDEPENDÊNCIA E AOS MILITARES
O desfile da escola de samba de Nilópolis, cidade da Baixada Fluminense, fez críticas ao 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, e questionou o valor da data. A agremiação também propôs um novo “marco” para a celebração: o dia 2 de julho, data em que se comemora a Independência da Bahia.

Ao longo da apresentação, a escola de samba também criticou os militares, como em um trecho do samba-enredo que dizia: “Desfila o chumbo da autocracia. A demagogia em setembro a marchar”. No quarto carro alegórico, intitulado O chumbo da autocracia, era representado um tanque, torres de vigilância e dragões militarizados.

– Um regime de restrição da autonomia e de privação da liberdade. Eis o chumbo da autocracia desfilando nas ruas de Setembro à sua demagogia, um espetáculo bélico e mórbido. Os militares marcham e apresentam suas armas, vangloriando a si mesmos como heróis – dizia o documento distribuído aos julgadores que analisaram o desfile.

Em 7 de Setembro do ano passado, ao falar sobre o enredo, a agremiação publicou um vídeo em que militares apareciam marchando e afirmou na legenda: “Hoje eles celebram a história vitoriosa deste país excludente e desigual que eles ergueram contra nós”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GRES BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS (@beijafloroficial)

Leia também1 Putin suspende participação da Rússia em tratado nuclear
2 Justiça da Espanha nega pedido de Daniel Alves e mantém prisão
3 Petista quer linguagem inclusiva obrigatória em documentos
4 Deputados criticam Lula por valor destinado à tragédia em SP
5 Daniel Alves acusa mulher de assédio: "Veio pra cima de mim"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.