Leia também:
X Bolsonaro: ‘Ou fazemos eleições limpas, ou não temos eleições’

Campanha de vacinação contra gripe imuniza mais 1,6 milhão

Números foram atualizados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira

Pleno.News - 08/07/2021 14h48 | atualizado em 08/07/2021 15h33

Movimentação de idosos no posto da 612 Sul para Vacinação contra Influenza Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Cerca de 1,6 milhão de pessoas foram imunizadas contra a gripe desde segunda-feira (5), registra o painel de dados Influenza 2021, do Ministério da Saúde.

De segunda-feira (5) até esta quinta-feira (8), a terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2021 passou de 41,4% para 43,5% da cobertura vacinal. A aplicação de doses subiu de 34.578.318 para 36.237.937 – um aumento de cerca de 1,6 milhão de pessoas imunizadas.

– Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde, e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe, que também pressionam o nosso sistema de Saúde – afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em nota.

CAMPANHA CONTRA INFLUENZA
A terceira fase da campanha de vacinação termina nesta sexta-feira (9) e visa imunizar 79.744.770 brasileiros.

Segundo a plataforma que disponibiliza os dados da campanha, mais de 73 milhões de doses foram enviadas para estados e municípios. Na semana passada, a Pasta informou que autorizou a ampliação da campanha para todas as faixas etárias a partir de 6 meses de idade.

Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o número de pessoas imunizadas com dose única passou de 31.951.312 para 33.518.387 (aumento de 1.867.075 nos últimos três dias).

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), São Paulo lidera o ranking de vacinados, seguido por Minas Gerais e pelo Rio de Janeiro.

A plataforma LocalizaSUS divulga ainda informações sobre o número de doses aplicadas em grupos prioritários, população infantil (abaixo de 17 anos), população de puérperas, povos indígenas, gestantes e os idosos brasileiros já vacinados.

COMO SER VACINADO
O Ministério da Saúde recomenda que quem está prestes a ser vacinado contra a Covid-19 tome primeiramente o imunizante contra o novo coronavírus. Feito isso, é necessário esperar por, no mínimo, 14 dias para se vacinar contra a gripe.

Segundo as orientações sanitárias oficiais, para receber a vacina basta comparecer a um posto de Saúde portando caderneta de vacinação e documento com foto. Não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde, mas é necessário ter o cadastro no SUS, o qual também pode ser feito durante o atendimento.

A população que ainda não estiver pré-cadastrada no PNI ou no sistema do SUS pode realizar o procedimento pelo aplicativo Conecte SUS, disponível para as plataformas iOS e Android.

*Agência Brasil

Leia também1 Grávidas só devem tomar Pfizer ou CoronaVac, define Queiroga
2 Governo federal exonera diretor após polêmica com vacinas
3 Tóquio veta público nas arenas dos Jogos Olímpicos
4 Anvisa dá aval para aplicação da Butanvac em voluntários
5 Com variante Delta, SP avalia diminuir espera pela 2ª dose

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.