Leia também:
X Bruno Covas apresenta melhora clínica e recebe alta médica

Câmara do Rio aceita processo de cassação de Dr. Jairinho

Vereador é acusado de torturar e matar o enteado, Henry Borel, de 4 anos

Pleno.News - 27/04/2021 16h54 | atualizado em 27/04/2021 16h57

Vereador Dr. Jairinho teve processo de cassação aceito pela Câmara do Rio de Janeiro Foto: Câmara Municipal do Rio de Janeiro/Renan Olaz

O presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado (DEM), aceitou nesta terça-feira (27) dar início ao processo de cassação do vereador Dr. Jairinho, preso acusado de matar e torturar o menino Henry, de 4 anos, que era seu enteado. O caso está agora na Comissão de Justiça e Redação, que tem até cinco dias úteis para analisar aspectos jurídicos, legais e regimentais.

A Mesa Diretora deu prosseguimento à representação enviada ontem pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Os sete integrantes daquele colegiado – do qual Jairinho fazia parte até o dia da prisão – decidiram por unanimidade pedir a abertura do processo. Eles tiveram 48 horas para analisar a documentação policial que lhes foi enviada na semana passada.

Com a maioria da Comissão de Justiça concordando com o prosseguimento, a representação volta ao Conselho de Ética, que sorteia um relator. Jairinho, então, é convocado e tem dez dias úteis para apresentar sua defesa escrita. Isto feito, inicia-se a fase de instrução, com prazo de 30 dias prorrogáveis por mais 15.

Concluída essa etapa, o relator tem até cinco dias para dar seu parecer, que será votado pelo Conselho – e terá sequência se receber os votos da maioria dos integrantes do colegiado, ou seja, quatro vereadores. Vencido esse vaivém por comissões, o parecer chega finalizado à Mesa Diretora, que o inclui na Ordem do Dia no plenário. Para Jairinho ser cassado, a maioria precisa ser de dois terços dos votos.

O vereador é acusado de ter matado o enteado durante uma sessão de tortura em março deste ano. Sua namorada e mãe do menino, Monique Medeiros, também está presa. A investigação policial está prestes a ser finalizada e deve se converter em denúncia por parte do Ministério Público.

*Estadão

Leia também1 Leia na íntegra a carta da mãe de Henry, Monique Medeiros
2 Advogado de Jairinho chama carta de Monique de "ficção"
3 Monique em carta: "Fui a melhor mãe que Henry poderia ter tido"
4 Em carta, Monique diz ter sido dopada antes da morte de Henry
5 Homem diz que Dr. Jairinho se mostrava violento na infância

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.