Caixa inclui informação de signos em cadastro de clientes
O banco esclarece que a informação tem finalidades de combate a fraudes
Camille Dornelles - 21/06/2018 08h36 | atualizado em 22/06/2018 11h48

A Caixa Econômica Federal incluiu mais um campo na ficha de cadastro de seus clientes. Além da data de nascimento e idade, está o signo do zodíaco do cidadão. A medida não é nova, mas ficou conhecida após uma imagem ser veiculada nas redes sociais na última semana.
Um morador do bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, tirou foto de seu cadastro, no qual aparece seu signo: sagitário.
O banco esclarece que a informação faz parte de uma medida de segurança para evitar fraudes processuais de beneficiários de 57 a 59 anos. Ela seria mais uma informação que pode ser usada para o cliente comprovar sua identidade.
– A informação do signo é obtida automaticamente pelo sistema do banco, a partir da data de nascimento do cliente. É somente para uso interno e utilizada para auxiliar na identificação do cliente em caso de eventuais fraudes – declarou a assessoria de comunicação da Caixa Econômica.
No entanto, o advogado Gilberto Garcia esclarece que a prática pode caracterizar ofensa à fé de pessoas de outras crenças e contraria a Constituição quanto ao veto a influências religiosas nas instituições públicas.

*Atualizada em 22/06 às 11h43
Leia também1 Saiba como consultar e sacar os recursos do PIS/Pasep
2 Governo libera saque do PIS/Pasep para todas as idades
3 Caixa Econômica Federal deixa de emitir CPF