Leia também:
X Sikêra detona governador de PE, e Bolsonaro concorda

Butantan entrega mais de 80% de vacinas previstas para abril

Doses foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde

Pleno.News - 05/04/2021 17h06 | atualizado em 05/04/2021 17h52

Com nova remessa, Butantan entrega mais de 80% de vacinas previstas para abril Foto: Reprodução

O Instituto Butantan fez o repasse de mais de 80% das doses da vacina contra a Covid-19 do primeiro lote que será entregue ao Ministério da Saúde até o fim deste mês.

Nesta segunda-feira (5), foi feita uma entrega de 1 milhão de doses, totalizando 37,2 milhões de doses da Coronavac entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

– Até 30 de agosto, 100 milhões de doses serão entregues ao Ministério da Saúde. Com o montante de hoje, nós já entregamos pouco mais de 80% do primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde, que estabeleceu a entrega de 46 milhões de doses (até 30 de abril) – disse o governador João Doria (PSDB).

Até o momento, foi feita a entrega de 80,8% das doses previstas da vacina.

O segundo lote terá 54 milhões de doses da Coronavac, totalizando as 100 milhões de doses do imunizante, e está previsto para ser repassado até o fim de agosto.

Doria voltou a solicitar que o governo federal invista na aquisição de mais vacinas para acelerar o processo de imunização da população.

– Precisamos de menos discussão, menos projeção e mais vacinas para que mais brasileiros possam ser imunizados. Quanto mais rápida for a imunização, mais vidas serão salvas e mais rapidamente voltaremos ao normal – ressaltou.

Anunciado em 15 de março, o hospital de campanha em Santa Cecília, na região central, atrasou e deve ser entregue esta semana. No anúncio, foi informado que ele teria capacidade para 180 leitos, dos quais 130 são de enfermaria e 50 de UTI, e a atuação de 900 profissionais. A inauguração estava prevista para o fim do mês passado.

– Tivemos de fazer algumas reprogramações e adequações, especialmente [quanto] às estruturas relacionadas aos gases medicinais, fato pelo qual acabou atrasando a nossa obra, que estaria prevista para ser entregue agora. Nós, muito possivelmente, faremos a entrega no sábado, com a possibilidade de nos antecipar. Talvez até sexta. Vamos correr para que essa estrutura esteja montada para acolher a nossa população – informou o secretário de Estado da Saúde Jean Gorinchteyn.

Sobre as filas por vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e escassez do kit intubação, o secretário informou que o governo do estado de SP tem ampliado vagas e solicitado ajuda ao Ministério da Saúde.

– O que fizemos ao longo do mês de março e estamos fazendo em abril é aumentar o número de leitos, resguardar a oferta de oxigênio e fazer aquisições de medicações do kit intubação, mas precisamos ter o apoio do Ministério da Saúde nos ajudando a adquirir mais medicamentos. O montante que recebemos na semana passada foi muito pequeno, capaz apenas de fomentar 48 horas de ação. Nós temos um estoque para alguns dias e estamos apoiando os municípios para que não haja escassez desses produtos – destacou o secretário.

*Estadão

Leia também1 Equador receberá verba do BM para vacinar contra Covid-19
2 "O Supremo não governa o país", afirma Marco Aurélio Mello
3 'Bolsonaro está fazendo o jogo do vírus', diz diretor do Butantan
4 Covid: Fernández pede que Putin garanta entrega de vacinas
5 Queiroga, sobre cultos liberados: "Decisão judicial cumpre-se"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.