Leia também:
X Para Temer, Moraes no TSE trará “tranquilidade” às eleições

Brasil tem 3 casos suspeitos de varíola dos macacos, diz Saúde

Casos dividem-se entre as regiões Sul e Nordeste

Monique Mello - 30/05/2022 12h24 | atualizado em 30/05/2022 13h02

Vírus causador da varíola dos macacos Foto: Pixabay

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), órgão ligado ao Ministério da Saúde, foi notificado sobre três casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. Os pacientes são de Santa Catarina, Ceará e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O caso de Porto Alegre foi o primeiro a chegar ao conhecimento da pasta. O paciente desembarcou no Brasil, após viagem a Portugal, no dia último dia 10 de maio. Alguns dias depois ele apresentou lesões na pele, dores de cabeça, febre, e aumento dos gânglios linfáticos. Exames serão feitos ainda nesta segunda-feira (30) a fim de confirmar ou não o diagnóstico de varíola dos macacos.

– O mais importante agora é investigar para descobrir se é ou não. Para isso, é utilizada uma técnica chamada de PCR, a mesma do teste para a Covid-19. São coletadas amostras das feridas da pele, que são infectantes, e é verificado se o vírus da varíola dos macacos está presente ali – explicou o médico geneticista Salmo Raskin, ao jornal O Globo.

De acordo com o Ministério da Saúde, os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

A pasta informou que nenhum caso ainda foi confirmado oficialmente.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.