Leia também:
X Pastor Caio Fabio poderá falar sobre Lula ao MPF

Brasil tem 1,5 mi de celulares bloqueados em 12 meses

Segundo dado divulgado pela Anatel, aparelhos foram foram roubados, furtados ou perdidos no período

Henrique Gimenes - 08/12/2017 18h50 | atualizado em 08/12/2017 19h01

Anatel informa que, em 12 meses, mais de 1,5 milhão de celulares foram bloqueados no Brasil Foto: Fotos Públicas/Rafael Neddermeyer

A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) divulgou, nesta sexta-feira (8), que, somente nos últimos 12 meses, 1.586.458 de celulares foram bloqueados no Brasil. Segundo o Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi), os aparelhos foram roubados, furtados ou perdidos no período. Na comparação com novembro de 2016, o número de aparelhos bloqueados aumentou 21,05%.

Operado pela ABRTelecom, o Cemi é um registro de aparelhos que foram impedidos de funcionar. Foi criado em 2002. Até novembro desde ano, o cadastro conta com um total de 9.123.567 celulares bloqueados. Para o aparelho ser incluído no cadastro é necessário que os usuários solicitem às empresas de telefonia ou, em caso de roubo, às polícias de cada estado.

É necessário ter o código de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (Imei) do aparelho, que pode ser localizado próximo à bateria ou digitando *#06# no teclado. Com o bloqueio, o aparelho fica impossibilidade de realizar ou receber chamadas e de enviar mensagens de texto SMS. O celular, porém, continua com a possibilidade de acessar a internet.

Leia também1 10 aplicativos de smartphones que vale a pena conhecer
2 Estudo mostra que Brasil tem mais de 726 mil pessoas presas

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.