Leia também:
X Julgamento do impeachment de Witzel será no dia 30 de abril

Brasil promete vacinas contra Covid-19 a “países irmãos”

Secretário de Negociações Bilaterais disse que, a partir de meados deste ano, o Brasil será autossuficiente em vacinas anticovid

Pleno.News - 22/04/2021 10h15 | atualizado em 22/04/2021 10h28

País quer fornecer vacinas a países irmãos em um “futuro não distante” Foto: EFE/Giuseppe Lami

O Brasil reiterou nesta quarta-feira (21), na Cúpula Ibero-Americana, seu compromisso de fornecer vacinas contra a Covid-19 a “países irmãos em um futuro não distante”.

– [O Brasil] está trabalhando por um acesso equitativo às vacinas para todos os países – disse, em participação por teleconferência, o embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega.

Secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, na Europa e na África do Ministério das Relações Exteriores, ele representou o governo brasileiro na cúpula organizada por Andorra. Na reunião anterior, em novembro de 2018, na Guatemala, o Brasil foi representado pelo então presidente Michel Temer.

Em seu discurso, Da Nóbrega falou sobre a necessidade de fortalecer a “diplomacia da saúde” para favorecer o acesso às vacinas contra a Covid-19 aos países menos desenvolvidos, tarefa na qual o Brasil pode somar esforços.

A partir de meados deste ano, o Brasil será autossuficiente em vacinas contra a Covid-19, segundo o embaixador, o que “abre a perspectiva de uma maior contribuição brasileira para o fornecimento de vacinas em um futuro não muito distante”.

Da Nóbrega lembrou que o Brasil está em sua “fase mais difícil” na luta contra a pandemia do novo coronavírus e destacou que, para combater a Covid-19, “não há atalhos” fora da ciência.

Ele aproveitou a oportunidade para agradecer à Espanha pelo recente anúncio de doação de equipamentos de intubação a hospitais brasileiros e destacou as vantagens do programa nacional de vacinação, responsável pela atual vacinação pública contra a Covid-19.

Da Nóbrega esclareceu no início de seu discurso que a participação do Brasil na cúpula “não implica o reconhecimento do regime ilegítimo de Nicolás Maduro” na Venezuela, uma posição que tem sido mantida pelo governo Jair Bolsonaro.

Na reunião ministerial ibero-americana realizada em 1º de dezembro de 2020, o então chanceler Ernesto Araújo protestou contra a presença de diplomatas do “regime ditatorial” da Venezuela junto a “representantes de nações livres”.

Considerando a posição do representante brasileiro, o discurso de Da Nóbrega foi o penúltimo na lista de oradores da cúpula de Andorra, precedendo apenas o do vice-ministro das Relações Exteriores do Paraguai, José Antonio dos Santos.

*EFE

Leia também1 Bolívia pede quebra de patentes de remédios e vacinas anticovid
2 Após revisão, mortes no México saltam de 196 mil para 316 mil
3 Butantan retoma produção da CoronaVac após atraso de insumos
4 Pessoas com comorbidades serão vacinadas por idade, diz Saúde
5 Opas cita diminuição em casos de coronavírus no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.