Leia também:
X Relator do Orçamento não vê espaço para promessas de Lula

Brasil nega extradição de Robinho à Itália por condenação

Ex-atacante foi condenado a nove anos de prisão

Pleno.News - 03/11/2022 11h01 | atualizado em 03/11/2022 11h20

Robinho Foto: EFE/ Matteo Bazzi

Após pedido da Justiça italiana, o Brasil negou a extradição de Robinho à Itália, por condenação de estupro, nesta quinta-feira (3). O atacante foi julgado e condenado a nove anos de prisão por estupro de uma mulher albanesa em 2013. A informação é da agência de notícias italiana Ansa.

A recusa da Justiça em extraditar Robinho se deve ao artigo 5 da Constituição do Brasil, que não permite a extradição de cidadãos brasileiros. No entanto, a Itália ainda pode pedir que o atacante cumpra sua pena no Brasil.

No início de outubro, a Justiça italiana pediu a extradição de Robinho e de seu amigo Ricardo Falco – ambos condenados por estupro -, quase nove meses depois da confirmação da sentença de Robinho pela Suprema Corte do país, última instância.

Apesar de Robinho poder cumprir a pena no Brasil, essa possibilidade é dificultada pelo Código Penal. A sentença estrangeira só é aplicada no Brasil em duas situações: a primeira é pela reparação de danos e a segunda, pela homologação para efeitos de tratados.

Aos 38 anos, Robinho não entra em campo por uma partida oficial desde 2020, quando defendia o Istambul Basaksehir, da Turquia. O jogador chegou a ser anunciado pelo Santos em outubro daquele ano, mas a contratação foi cancelada após pressão da torcida e de patrocinadores por causa do processo.

*AE

Leia também1 "Ressuscitei no Dia de Finados", diz Erasmo Carlos após alta
2 Luciano Szafir é internado e passa por cirurgia em São Paulo
3 Monique e Jairinho vão a júri popular pela morte de Henry
4 Ex-jornalista da Globo diz que nunca houve imparcialidade
5 Daniela Mercury é favorita de Janja para Ministério da Cultura

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.