Leia também:
X Ianomâmis que supostamente estavam sumidos são achados

Brasil monitora 7 casos suspeitos de “hepatite misteriosa” infantil

Pacientes moram no Rio de Janeiro e Paraná

Thamirys Andrade - 06/05/2022 10h57 | atualizado em 06/05/2022 11h34

Argentina registrou primeiro caso da doença na América Latina Foto: Freepik

O Ministério da Saúde brasileiro informou que está monitorando sete casos suspeitos da “hepatite misteriosa” que vem acometendo menores de 16 anos em diversos países. Quatro desses pacientes se encontram no Rio de Janeiro, e os outros três moram no Paraná.

De acordo com nota enviada ao jornal O Globo, o acompanhamento está sendo realizado pelos Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e pela Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (RENAVEH). O governo pede que secretarias de estados e municípios notifiquem com urgência casos suspeitos.

A doença se trata de uma inflamação no fígado e normalmente é provocada por uma infecção viral. Entretanto, estudos apontaram que os vírus causadores das hepatites A, B, C, D ou E não foram encontrados nas amostras dos casos recentes. Assim sendo, o motivo da enfermidade ainda é desconhecido.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o desencadeador da doença pode ser um adenovírus, uma família de vírus resistente, com genoma que possui DNA de dupla hélice linear. Segundo o diretor regional da entidade na Europa, Gerald Rockenschaub, o tema é “muito urgente” e tem “prioridade absoluta”.

Entre os sintomas observados até o momento estão diarreia, dores abdominais, vômitos e coloração amarela na pele e nos olhos. Em alguns casos, há necessidade de transplante de fígado.

Atualmente, o órgão monitora 228 casos em todo o planeta, incluindo na América Latina. O primeiro registro da enfermidade nesse continente foi identificado nesta quinta-feira (5), na Argentina, que faz fronteira com o Brasil. Os casos tiveram início no mês de abril no Reino Unido, e o número de mortes ainda não é certo. As três últimas incidências de óbito pela doença ocorreram na Indonésia, na última segunda-feira (2).

Leia também1 Hepatite misteriosa: Argentina tem 1° caso na América Latina
2 Anvisa aprova uso emergencial do Molnupiravir contra a Covid
3 Covid: Moderna pedirá aval para poder vacinar bebês no Brasil
4 Epidemiologista diz que EUA saíram da fase de pandemia
5 Casos de dengue aumentam 85% nos primeiros meses de 2022

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.