Leia também:
X General Paulo Chagas é alvo da polícia por criticar o STF

Brasil anuncia saída da União das Nações Sul-Americanas

Decisão foi tomada devido à crise no órgão

Jade Nunes - 16/04/2019 09h01 | atualizado em 16/04/2019 10h15

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Marcos Corrêa/PR

O governo do Brasil formalizou nesta segunda-feira (15) a decisão de deixar a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), pouco depois de ser informado de que a Bolívia havia passado para o país a presidência temporária do bloco.

– O governo brasileiro denunciou, no dia de hoje (segunda), o Tratado Constitutivo da Unasul, formalizando sua saída da organização – informou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

Segundo o Itamaraty, a decisão foi comunicada ao governo do Equador, que é depositário do acordo de criação da Unasul, e terá efeitos daqui a seis meses.

No comunicado, o governo brasileiro lembrou que, junto com Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru, decidiu suspender a participação na Unasul devido à crise no órgão, uma situação que, para o Itamaraty, não se alterou desde então.

A Unasul está sem secretário-geral desde 2017, quando Ernesto Samper deixou o cargo. Os países que formavam o bloco também não estavam se reunindo por conta das divergências internas.

O comunicado também cita que o Brasil assinou um documento no qual mostrou a intenção de constituir o Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul), em substituição da Unasul. Fazem parte da iniciativa Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru.

– O novo fórum terá estrutura leve e flexível, com regras de funcionamento claras e mecanismo ágil de tomada de decisões. Terá, ainda, a plena vigência da democracia e o respeito aos direitos humanos como requisitos essenciais para os seus membros – disse a nota divulgada pelo Itamaraty.

O anúncio ocorreu poucos dias depois de Argentina e Paraguai terem informado que deixariam a Unasul.

A Bolívia transferiu a presidência temporária do bloco ao Brasil, depois de não conseguir reunir os chanceleres dos países-membros.

O ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Diego Pary, disse em entrevista coletiva que enviou a documentação oficial da transferência da presidência temporária da Unasul ao Brasil após o país ter exercido o cargo por um ano, desde abril de 2018.

Os primeiros países que formalizaram a saída do bloco foram Colômbia e Peru. O Equador seguiu os passos dos vizinhos pouco depois e pediu para retomar a gestão do imóvel construído para servir como sede da Unasul em Quito, capital do país.

Os únicos membros que seguem ativos na Unasul são Uruguai, Guiana, Bolívia, Suriname e Venezuela.

A Unasul nasceu em 2008 como um projeto do então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sendo apoiado por outras lideranças regionais, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Passageira é baleada dentro de ônibus no Rio de Janeiro
2 Número de mortos chega a 15 em desabamento em Muzema
3 "O MST está mais fraco pela facilitação do porte de armas"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.