Leia também:
X Impeachment de Witzel no STF tem novo relator: Moraes

Bolsonaro se solidariza com o Líbano: ‘Profundamente triste’

Presidente lembrou que o país é uma nação amiga

Gabriela Doria - 04/08/2020 21h40 | atualizado em 05/08/2020 09h19

Presidente Jair Bolsonaro lamentou tragédia no Líbano Foto: PR/José Dias

O presidente Jair Bolsonaro prestou solidariedade ao Líbano após a explosão que abalou a capital Beirute. Em seu Twitter, Bolsonaro disse estar “profundamente triste” com a tragédia.

– Profundamente triste com as cenas da explosão em Beirute. O Brasil abriga a maior comunidade de libaneses do mundo e, deste modo, sentimos essa tragédia como se fosse em nosso território. Manifesto minha solidariedade às famílias das vítimas fatais e aos feridos – escreveu.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, também emitiu uma nota de pesar. No texto, Eduardo lamenta pelo episódio, pede moderação aos líderes libaneses enquanto as causas são elucidadas e coloca o Brasil à disposição da nação amiga.

– Neste momento de dor, elevamos nossas vozes em homenagem aos mortos e feridos e suas famílias, e nos colocamos à disposição das autoridades locais para prestarmos a ajuda humanitária necessária – afirmou o parlamentar.

Até o momento, as autoridades libanesas confirmaram as mortes de mais de 70 pessoas, além de pelo menos 3,7 mil feridos.

Ainda não se sabe a causa exata do incêndio de grandes proporções que resultou na explosão desta tarde. O presidente libanês Michel Aoun afirmou que se trata de “um carregamento de 2.750 toneladas de nitrato de amônia” que estava “há seis anos em um armazém sem as medidas de segurança adequadas”.

View this post on Instagram

Uma forte explosão ocorrida em um depósito de explosivos sacudiu nesta terça-feira, a região portuária de Beirute, capital do Líbano, segundo confirmou a agência de notícias local “ANN”. Ainda não há informações sobre a quantidade de feridos ou a causa da explosão.⠀ ⠀ Saiba mais em nosso site (link na bio @plenonews) e nos Stories⠀ ⠀ #PlenoNews #Explosão #Beirute #Líbano ⠀

A post shared by Pleno.News (@plenonews) on

Já o premier Hassan Diab disse que o caso está sendo investigado:

— Eu prometo a vocês que essa catástrofe não passará sem resposta. Os responsáveis pagarão o preço. Os fatos sobre este armazém perigoso, que existe desde 2014, serão anunciados, mas não irei antecipar as investigações – afirmou.

Leia também1 Veja imagens impressionantes da tragédia no Líbano
2 Homem protege criança durante explosão no Líbano
3 Premiê libanês promete punir "responsáveis" por explosão
4 Explosão em porto de Beirute deixa mais de 100 mortos
5 Após explosão, Israel oferece ajuda humanitária ao Líbano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.