Leia também:
X Rosane Felix é processada por Xuxa após repúdio a livro LGBT infantil

Bolsonaro se diz ‘constrangido’ após Fachin acusar Rússia

Ministro do STF indicou que a Rússia poderia estar planejando ataque às eleições brasileiras

Pleno.News - 16/02/2022 19h16 | atualizado em 17/02/2022 13h07

Presidente Jair Bolsonaro comentou sobre encontro com Putin Foto: Reprodução Jovem Pan News

Em entrevista ao programa Os Pingos Nos Is, da Jovem Pan News, o presidente Jair Bolsonaro deu mais detalhes sobre o encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Diretamente de Moscou, Bolsonaro elogiou a recepção que teve por parte do chefe do Kremlin e disse acreditar que a crise entre Rússia e Ucrânia pode estar próxima de uma solução.

– O encontro [com Putin] foi fantástico; a recepção foi maravilhosa. Tratamos de vários assuntos. E o que eu deixei bem claro é que nós somos um país pacifista, nós acompanhamos o que acontece no mundo e torcemos pela paz. Houve uma coincidência, no entender, [de] que, ainda em voo para cá, parte das tropas russas foram retiradas da fronteira com a Ucrânia, e hoje uma outra parte saiu. Entendemos isso como um grande gesto de Putin de distensionar o que está ocorrendo ali – avaliou.

E prosseguiu:

– Como eu disse, somos um país que pregamos a paz aqui e na Ucrânia. E, pelo que tudo indica, com esse distensionamento, uma solução está por acontecer.

Bolsonaro também foi questionado pelo jornalista Augusto Nunes sobre a declaração do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que insinuou que a Rússia poderia estar planejando um possível ataque hacker às urnas eleitorais brasileiras. A declaração de Fachin foi dada nesta quarta, mesmo dia em que os dos presidentes se reuniram.

Bolsonaro classificou a declaração como “constrangedora”.

– Eu estou em Moscou, na Rússia… É triste e constrangedor para mim receber essa acusação, como se a Rússia se comportasse como um país terrorista digital. Eu estou na Rússia. Isso [a declaração] é lamentável. Se eu não visse as imagens [do discurso de Fachin], eu acharia que era uma fake news. Se as urnas são invioláveis e todo o processo eleitoral é garantido, por que temer possíveis hackers? – questionou o presidente.

Em seguida, Bolsonaro expôs o que considerou ter sido um ato falho de Fachin.

– No meu entender, o próprio ministro Fachin acaba de comprovar que ele não tem confiança no sistema eleitoral. Não sei por que o desespero para esse ataque gratuito a um país onde o chefe de Estado brasileiro está presente, como se aqui fosse um país que viesse a participar de forma criminosa em eleições no Brasil. Se o sistema eleitoral é inviolável, por que essa preocupação? – disparou.

Leia também1 Zélia Duncan compara governo Bolsonaro ao nazismo
2 Vladimir Putin aceita convite de Bolsonaro para visitar o Brasil
3 Pesquisa: Lula perde 5 pontos para Bolsonaro em um mês
4 'Por coincidência ou não, parte das tropas deixaram a fronteira'
5 Eduardo B. questiona TSE sobre passaporte vacinal nas eleições

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.