Leia também:
X “Rechaço a cobiça internacional sobre a nossa Amazônia”

Bolsonaro rejeita ajuda de Biden: “O Brasil não aceita subornos”

Candidato democrata ofereceu dinheiro para ajudar a preservar o meio ambiente brasileiro

Gabriela Doria - 30/09/2020 15h04 | atualizado em 30/09/2020 15h51

Presidente Jair Bolsonaro considerou declarações de Joe Biden como “lamentáveis” Foto: PR/Alan Santos

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) classificou como “lamentável” a fala do candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, sobre a Amazônia e disse não estar a venda.

Ele reagiu – em português e em inglês – à declaração de Biden no caótico primeiro debate com seu opositor Donald Trump na noite de terça-feira (29).

Ao abordar as queimadas que devastam parte da Costa Oeste dos EUA, Biden mencionou também as recentes queimadas na Amazônia e afirmou que uma de suas propostas é trabalhar com países ao redor do mundo para atacar o aquecimento global.

“A floresta tropical no Brasil está sendo destruída”, criticou o democrata, que prometeu se juntar com outros países e oferecer US$ 20 bilhões (R$ 112 bi) para ajudar na preservação da região.

– Parem de destruir a floresta e, se não fizer isso, você terá consequências econômicas significativas – completou, indicando possíveis retaliações ao governo brasileiro.

Jair Bolsonaro se demonstrou irritado com as declarações.

– O candidato à presidência dos EUA Joe Biden disse ontem que poderia nos pagar 20 bilhões de dólares para pararmos de ‘destruir’ a Amazônia ou nos imporia sérias restrições econômicas. O que alguns ainda não entenderam é que o Brasil mudou. Hoje, seu presidente, diferentemente da esquerda, não mais aceita subornos, criminosas demarcações ou infundadas ameaças. NOSSA SOBERANIA É INEGOCIÁVEL – escreveu Bolsonaro em uma rede social.

O presidente seguiu dizendo que seu governo está realizando “ações sem precedentes” na proteção à Amazônia.

– Cooperação dos EUA é bem-vinda, inclusive para projetos de investimento sustentável que criem emprego digno para a população amazônica, tal como tenho conversado com o presidente Trump – apontou.

Bolsonaro disse ainda que “a cobiça de alguns países sobre a Amazônia é uma realidade”, mas ponderou que a “‘externação’ por alguém que disputa o comando de seu país sinaliza claramente abrir mão de uma convivência cordial e profícua”.

– Custo entender, como chefe de Estado que reabriu plenamente a sua diplomacia com os Estados Unidos, depois de décadas de governos hostis, tão desastrosa e gratuita declaração. Lamentável, Sr. Joe Biden, sob todos os aspectos, lamentável – encerrou Bolsonaro, antes de repetir o mesmo texto em inglês.

O Brasil tem sido alvo de frequente pressão internacional pela preservação da Amazônia. O governo tem argumentado que se trata de uma campanha por causa de interesses econômicos da Europa.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ironizou a fala de Biden.

– Só uma pergunta: a ajuda dos 20 bilhões de dólares do Biden, é por ano? – publicou em uma rede social.

*Folhapress

Leia também1 "Rechaço a cobiça internacional sobre a nossa Amazônia"
2 Veja quem são os famosos que apoiam a reeleição de Trump
3 Trump alerta para chance de fraude em votos pelos correios
4 Trump detona Biden no 1° debate dos EUA: "Você foi um desastre"
5 Biden e Trump fazem nesta terça o 1º debate das eleições nos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.