Leia também:
X STF mantém proibido o bloqueio de estradas por caminhoneiros

Bolsonaro: “Mais importante que a vida, é a nossa liberdade”

Na Itália, presidente discursou em evento em homenagem aos soldados brasileiros que morreram na 2ª Guerra Mundial

Gabriela Doria - 02/11/2021 11h41 | atualizado em 03/11/2021 12h31

Presidente Jair Bolsonaro discursa em evento na Itália Foto: Reprodução YouTube/TV Brasil

O presidente Jair Bolsonaro prestigiou, nesta terça-feira (2), em Pistoia, na Itália, a cerimônia de homenagem aos soldados brasileiros que perderam a vida na Segunda Guerra Mundial.

Na ocasião, 467 combatentes brasileiros foram sepultados no Cemitério Militar Brasileiro na Itália e lá ficaram entre os anos de 1945 e 1960, quando os restos mortais foram transportados de volta ao Brasil. Atualmente, eles estão alocados no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Em seu discurso, Bolsonaro relembrou suas origens italianas. O presidente defendeu a atuação do Brasil na Segunda Guerra e a luta pela liberdade, que, segundo ele, “é sagrada”.

– Pela primeira vez, estou em solo italiano. Solo este, nesse momento, sagrado para nós, onde rememoramos aqueles que tombaram em luta por aquilo que é de mais sagrado entre nós: a nossa liberdade. Esta é a terra também de meus antepassados. Hoje, um sétimo da população brasileira, 30 milhões de pessoas, tem origem italiana. Em 1943, um dever nos chamava a voltar para a Itália e lutar por liberdade. Assim, 25 mil soldados brasileiros cruzaram o Atlântico, muitos de origem italiana, e para cá vieram. Dois anos depois, quase 500 brasileiros aqui pereceram, mas a vitória se fez presente. Ouso dizer: mais importante que a própria vida, é a nossa liberdade – disse.

Bolsonaro também exaltou a boa relação do Brasil com a Itália, país com o qual o presidente tem amplo diálogo.

– Ouvi aqui a palavra gratidão. Ela tem mão dupla. Apesar de o Oceano Atlântico nos separar, nos sentimos mais que vizinhos, nós somos irmãos. A todos vocês, nossos irmãos italianos, a minha continência, o meu orgulho de estar aqui e a satisfação de estarem ao nosso lado ontem, hoje e sempre. Brasil e Itália sempre juntos – concluiu Bolsonaro, fazendo sinal de continência com a mão direita.

O senador italiano Matteo Salvini, um dos principais expoentes da direita na Europa, reforçou a parceria com o Brasil e pediu desculpas pelos protestos contra a ida de Bolsonaro ao país.

– Desculpe, senhor presidente, pela polêmica de poucos que dividem os povos e vêm aqui sem pensar na memória, na coragem. Nossa amizade vai muito além dessas divisões. Pedimos desculpas, portanto, por essa polêmicas – declarou.

A cerimônia também contou com a presença dos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), Carlos França (Relações Exteriores), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e do embaixador do Brasil na Itália, Hélio Ramos.

Leia também1 Marcelo Queiroga diz que irá para Haia com Jair Bolsonaro
2 Bolsonaro brinca sobre Merkel: 'Quase dançamos, apaixonados'
3 Bolsonaro diz estar em dúvida entre três partidos para 2022
4 Bolsonaro se hospeda na embaixada do Brasil em Roma para economizar com hotel
5 Itália: Almoço de Bolsonaro com parentes teve nhoque e música

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.