Leia também:
X Najila passa de vítima de estupro a alvo de investigação

Bolsonaro exonera diretor do INPE após dados polêmicos

Presidente questionou levantamento sobre desmatamento na Amazônia

Gabriela Doria - 02/08/2019 14h54 | atualizado em 03/08/2019 08h51

Ricardo Galvão é exonerado da diretoria do Inpe Foto: Reprodução/TV Globo

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, decidiu exonerar nesta sexta-feira (2) o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, após críticas do governo a dados “sensacionalistas” do desmatamento na Amazônia.

Pontes e Galvão se reuniram por cerca de duas horas na manhã desta sexta. A exoneração ocorre depois de ameaças do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de demitir quem quebrasse sua confiança.

– Se quebrar a confiança, vai ser demitido sumariamente. Perdeu a confiança, no meu entender, isso é uma pena capital. Eu lamento que alguns tenham mandato, não sei se no caso dele tem mandato ou não. A gente não pode tomar uma decisão mais drástica no tocante a isso, porque o estrago é muito grande – afirmou na quinta (1º).

No dia 21 de julho, Galvão afirmou que poderia até ser demitido, mas que o Inpe não poderia ser atacado.

– A única coisa que o Inpe faz é colher dados, nada mais, mas havia insatisfação sobre isso. Isso estava concentrado no MMA [Ministério do Meio Ambiente] e eu não esperava que subisse à presidência da república, mas aparentemente subiu, não sei exatamente pelo esforço de quem – disse ao jornal Folha de S.Paulo.

A polêmica surgiu depois que o Inpe divulgou um levantamento do projeto Desmatamento em Tempo Real (Deter), que mostrou um aumento de 88% no desmatamento na Amazônia no mês de junho, se comparado ao mesmo período no ano passado.

O ministro Marcos Pontes, nos bastidores, demonstrava apoio ao Inpe e aos dados do desmatamento. A situação começou a se alterar após a publicação, em rede social de Pontes, de um comunicado no qual o ministro afirmava compartilhar a “estranheza” de Bolsonaro em relação aos dados de desmate.

O engenheiro Ricardo Galvão foi nomeado diretor do Inpe em 2016 pelo então ministro Gilberto Kassab, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Na época, Galvão era professor titular da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Física. Também é membro do conselho da Sociedade Europeia de Física e ex-diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro diz que trará novos dados sobre desmatamento
2 Bolsonaro: 'Inpe precisa enviar os dados ao governo antes'
3 Jair Bolsonaro questiona dados sobre desmatamento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.