Leia também:
X Acidente em duna no Ceará deixa uma turista morta

Bolsonaro entregou 12 escolas técnicas e 6 universidades

Além desses investimentos, o governo federal também ampliou a rede de escolas cívico-militares

Leiliane Lopes - 18/10/2022 15h16 | atualizado em 18/10/2022 16h15

Universidade Federal do Norte do Tocantins Foto: Prefeitura de Araguaína/Divulgação

Desde 2019, o governo de Jair Bolsonaro entregou seis universidades federais e autorizou o funcionamento de 12 escolas de educação profissional e tecnológica.

A informação rebate a fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que declarou durante o debate na TV Bandeirantes, no último domingo (16), que Bolsonaro não investiu em educação.

Desde então, grupos de esquerda se organizaram nas redes sociais para compartilhar a informação falsa de que o governo federal não inaugurou nenhuma universidade ou escola técnica.

As universidades federais criadas só foram possíveis após decisões do Congresso Nacional para desmembrar campus de universidades já existentes.

Elas foram: UFCat (Universidade Federal de Catalão), UFJ (Universidade Federal de Jataí), UFR (Universidade Federal de Rondonópolis), Ufape (Universidade Federal do Agreste de Pernambuco) e UFDPar (Universidade Federal do Delta do Parnaíba).

Além disso, o governo federal criou a UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), que antes era um campus da UFT (Universidade Federal do Tocantins). A nomeação do reitor aconteceu em julho de 2020.

A Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), vinculada ao Ministério da Educação, confirma a abertura de 12 unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica desde 2020.

Metade desses campis já estão em funcionamento nos estados do Maranhão, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo e São Paulo. Dois estão em fase final de implantação, sendo um em Itaboraí (RJ) e outro em Miracatu (SP).

Leia também1 No debate, Bolsonaro teve mais menções positivas que negativas
2 Michelle Bolsonaro se manifesta após jornalista atacar sua filha
3 Hang doa meio milhão de reais à campanha de Bolsonaro
4 Lula mente ao dizer que criou lei de 2003 sobre liberdade religiosa
5 Lula irá ao Flow, podcast que bateu 15 milhões com Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.