Leia também:
X Senador Arolde de Oliveira quer o fim do fundo eleitoral

Bolsonaro: “Falácia dizer que Amazônia é internacional”

Presidente brasileiro fez um discurso enaltecendo as mudanças políticas do Brasil

Camille Dornelles - 24/09/2019 11h24 | atualizado em 24/09/2019 12h55

Bolsonaro discursa na ONU foto: EFE/EPA/JASON SZENES

O presidente Jair Bolsonaro abriu a 74ª reunião de cúpula da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (24) em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, abriu a sessão após alguns minutos de atraso. Ele falou sobre o compromisso da ONU, defendeu a preservação dos direitos humanos, igualdade de gêneros e trabalho conjunto para acabar com o aquecimento global. Ele também falou sobre a crise na Venezuela, os surtos de ebola na África e conflitos armados na Síria.

– Defendo prevenção, mediação e diálogo para a paz desde o dia um. O que chamávamos de mudança climática é agora uma crise climática. O que chamávamos de aquecimento global agora é uma emergência global.

Bolsonaro foi o primeiro dos chefes de Estado a discursar. Em português, ele iniciou agradecendo a Deus por estar vivo. Depois, afirmou que foi até a ONU apresentar um novo Brasil que tem surgido desde a queda da esquerda política.

EMBATES COM A FRANÇA
Ele também falou sobre as queimadas na Amazônia e o embate com o presidente francês, Emmanuel Macron.

– Meu governo tem o compromisso solene com a preservação. É um dos países mais ricos em biodiversidade e Nossa Amazônia é maior do que toda a Europa Ocidental e permanece quase intocada. Nesse período, ventos e clima seco favorecem queimadas espontâneas e criminosas. Problemas qualquer país os têm, contudo, os ataques sensacionalistas despertaram nosso sentimento patriótico. É uma falácia dizer que a Amazônia é um patrimônio da humanidade e que a nossa floresta é o pulmão do mundo – defendeu.

Indiretamente, ele criticou a postura da França e do G7 sobre os incêndios.

– Um outro país, em vez de ajudar, embarcou nas mentiras da mídia e se portou de forma desrespeitosa e com espírito colonialista. Questionaram aquilo que nos é mais sagrado, a nossa soberania. Um deles, no encontro do G7, sanções ao Brasil sem se quer nos ouvir – declarou.

Confira também os principais pontos do discurso de Bolsonaro na ONU.

Leia também1 Discurso de Bolsonaro na ONU é elogiado nas redes sociais
2 "A verdade liberta", diz Onyx sobre discurso de Bolsonaro
3 Bolsonaro usa colar indígena em visita a Nova Iorque
4 Na ONU, brasileira ofende cristãos em fala sobre oração
5 George Soros financia ativista protetora de Greta Thunberg

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.