Bolsonaro e Trump se reúnem no G20 e discutem Venezuela
Cúpula das 20 maiores economias do mundo acontece no Japão
Jade Nunes - 28/06/2019 07h41 | atualizado em 28/06/2019 08h36
O presidente Jair Bolsonaro e o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, discutiram nesta sexta-feira (28) possíveis medidas para cortar “o apoio financeiro de todos os países que ajudam a Venezuela”, segundo informações da Presidência da República.
Os dois líderes realizaram uma reunião bilateral dentro da cúpula do G20, em Osaka, no Japão. Eles avaliaram “medidas para asfixiar o apoio econômico ao regime de (Nicolás) Maduro”, de acordo com o porta-voz Otávio Rêgo Barros, em entrevista coletiva.
Bolsonaro e Trump analisaram “a necessidade de encontrar uma solução para o governo da Venezuela” e “alcançar uma solução democrática”, destaca o porta-voz.
Ao ser perguntado pelos jornalistas, o porta-voz da Presidência da República evitou esclarecer sobre a possibilidade de impor sanções a países como Cuba por seu apoio ao regime de Maduro.
No início do encontro com Bolsonaro, Trump apontou que é necessário ter paciência com a situação da Venezuela, já que tais transições “levam tempo”.
O presidente americano se referia à estagnação da estratégia dos EUA na Venezuela, onde Trump reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como presidente legítimo há cinco meses, mas não conseguiu tirar Nicolás Maduro do poder.
Nas últimas semanas, a Casa Branca moderou seu discurso contra Maduro, mas fontes oficiais consultadas pela Agência Efe asseguram que os esforços para pressionar o chavismo continuam, mesmo que não sejam tornados públicos.
*Com informações da Agência EFE