Bolsonaro e Fábio Faria fazem 1ª videochamada em 5G do Brasil
"Com essa tecnologia, nós vamos avançar e muito", disse o presidente
Thamirys Andrade - 09/04/2021 12h14 | atualizado em 09/04/2021 14h21

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (9) a primeira videochamada utilizando tecnologia 5G na América Latina. Participaram da ligação o presidente Jair Bolsonaro, que estava no Palácio do Planalto, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, diretamente da sede nacional da Nokia, em São Paulo.
– Parabéns por estar colaborando com a evolução da internet no Brasil e no mundo. Realmente, a 5G vem em boa hora, porque nós, no Brasil, precisamos cada vez mais integrar as regiões, ainda existe um deserto na região Norte e no nosso querido Nordeste. Com essa tecnologia, nós vamos avançar e muito – disse Bolsonaro aos executivos da Nokia, que colaboraram para os testes da primeira ligação.
O momento foi transmitido ao vivo, e o ministro Faria exibiu um exemplo de antena 5G, que é mais econômica e menor que os equipamentos utilizados atualmente.
Ainda não há data para a tecnologia ser implementa no país, mas de acordo com o ministro, o leilão do 5G será realizado daqui a “poucos meses”. O edital foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em fevereiro, e segue agora para análise do Tribunal de Contas da União (TCU).
A meta do Ministério das Comunicações é implementar pelo menos 20 pontos de conexão 5G no ano de 2021. A nova tecnologia promete velocidades até 20 vezes superiores às do 4G, o que favorece melhoria em vídeos, jogos e até mesmo ambientes em realidade virtual.
Leia também1 Bradesco alega 'assédio' contra inteligência artificial do banco
2 LinkedIn: Vazamento de dados expõe 500 milhões de usuários
3 Após 16 anos de existência, site Yahoo Respostas será desativado
4 Banco Central autoriza pagamentos via WhatsApp
5 Exército não quer mais militares utilizando o WhatsApp