Leia também:
X Jair Bolsonaro comemora aniversário ao lado da família

Bolsonaro confirma início de testes com cloroquina

Medicamento pode ser promissor no combate à Covid-19

Gabriela Doria - 21/03/2020 16h54 | atualizado em 22/03/2020 12h49

Jair Bolsonaro anuncia início de testes com cloroquina em pacientes com Covid-19 Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro confirmou, neste sábado (21), que a hidroxicloroquina e a cloroquina passarão a ser testadas em pacientes com Covid-19. A iniciativa é do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

– Profissionais do Hospital Albert Einstein me informaram que iniciaram o protocolo de pesquisa par avaliar a eficácia da cloroquina em pacientes com Covid-19. Me reuni com o senhor ministro da Defesa e decidimos que o laboratório químico e farmacêutico do Exército deve imediatamente ampliar sua produção desse medicamento – informou Bolsonaro.

O presidente também destacou que, por ora, a exportação deste medicamento está suspensa. O objetivo é evitar o desabastecimento no Brasil, visto que a medicação também é usada cronicamente em outros pacientes.

– Na última sexta-feira (20), o almirante Antônio Barra, presidente da Anvisa, decidiu que o cloroquina não poderá ser vendido para outros países, afinal, esse medicamento também é usado no Brasil para combater a malária, o lúpus e a artrite. Tenhamos fé que brevemente estaremos livres desse vírus – declarou.

Jair Bolsonaro e os filhos gravando comunicado sobre a Covid-19 Foto: Reprodução

Também nesta sexta, a Anvisa determinou que a hidroxicloroquina e a cloroquina sejam enquadradas como medicações de uso restrito, sendo necessária a apresentação de receita médica especial para a compra.

A medida foi adotada após a correria da população às farmácias em busca deste remédio que, recentemente, se tornou promissor no combate à Covid-19. No entanto, autoridades médicas e sanitárias afirmam que ainda não é comprovada a eficácia deste medicamento na cura do novo coronavírus.

Leia também1 Jair Bolsonaro comemora aniversário ao lado da família
2 Bolsonaro completa 65 anos e homenagem mobiliza internet
3 "Não posso ficar escondido com atendimento médico VIP"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.