Leia também:
X Associação lança campanha contra o suicídio de policiais

Bolsonaro anunciará pacote ambiental na próxima semana

Medidas incluem combate aos incêndios na Amazônia

Gabriela Doria - 28/08/2019 19h33

Incêndios florestais devastam a floresta amazônica Foto: EFE/Roni Carvalho

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) prepara um pacote de ações para a região da Amazônia já na próxima semana. Entre as medidas que estão sob análise da equipe jurídica do Palácio do Planalto está um decreto para proibir as queimadas durante o período seco.

O documento foi uma sugestão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e está sob avaliação da Subchefia de Assuntos Jurídicos (SAJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência.

O pacote ambiental preparado pelo presidente incluirá tanto medidas de combate ao desmatamento como propostas de exploração mineral e vegetal no território da floresta amazônica. O conjunto de medidas está sendo organizado pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que viajará para a Região Norte na próxima semana.

Eu vou conversar com os governadores da Amazônia Legal para contemplarmos as necessidades de todos – disse o ministro à reportagem.

A expectativa é de que as medidas sejam anunciadas pelo presidente na próxima semana, em evento no Palácio do Planalto. Em estudo, estão iniciativas como o estímulo à regularização fundiária, a oferta de assistência técnica a produtores rurais e a melhora do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O presidente avalia também incluir na série de medidas o projeto de lei de regularização da atividade do garimpo, em fase de sinalização pelo Ministério de Minas e Energia. Antes, Onyx viajará à região da Amazônia, na segunda (2), para ouvir sugestões dos governos estaduais.

De acordo com o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, no dia 5, o governo anunciará medidas para prevenção de queimadas e recuperação da floresta.

Os governadores dos estados que integram a Amazônia Legal estiveram no Planalto na terça (27) e já apresentaram suas demandas. Entre os pedidos está o de que o governo não abra mão de dinheiro estrangeiro, como o Fundo Amazônia.

*Folhapress

Leia também1 Fazendeiros podem ter feito queimadas na Amazônia
2 "Nossa Amazônia continuará a ser brasileira", diz Mourão
3 Chile diz que Brasil é soberano sobre floresta amazônica

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.