Leia também:
X Polícia: Traficantes podem estar por trás do sumiço de crianças

Biologista questiona eficácia da CoronaVac em coluna

Dados divulgados pelo Butatan apontam que imunizante tem 50,38% de eficácia geral

Pleno.News - 14/01/2021 19h07 | atualizado em 15/01/2021 18h15

Biologista questiona eficácia da CoronaVac em coluna Foto: Divulgação/Butantan

Em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira (14), o biólogo Fernando Reinach comentou os resultados de eficácia da CoronaVac, vacina desenvolvida em parceria entre a Sinovac e o Instituto Butantan contra a Covid-19. No texto, ele disse ter comprado “gato por lebre” devido às inconsistências entre as taxas de eficácia anunciadas para o imunizante.

Em um primeiro momento, o Butatan anunciou que a vacina possui 78% de eficácia em evitar casos leves de Covid-19. Neste semana, no entanto, revelou mais dados e apontou que a eficácia geral da CoronaVac ficou em 50,38%.

Em seu artigo, Fernando Reinach disse ter olhado os dados e feito um cálculo mostrando que a eficácia da vacina ficou em 49,69%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele, no entanto, disse que o Butantan usou um método específico para chegar aos 50,38%.

– Semana passada comprei gato por lebre ao dar crédito ao anúncio emocional do vendedor de ilusões que preside o Instituto Butantan. Acreditei, sem examinar os dados, que a eficácia da Coronavac era 78%. Quem escreve sobre ciência não pode sofrer relapsos do tipo. Mas como imaginar que Dimas Covas, após meses de sucessivos adiamentos do anúncio da eficácia, iria, ao lado do governador e de diversos cientistas, divulgar, emocionado, como eficácia um “recorte” dos resultados? Mas essa semana eu estava preparado e resolvi olhar os dados apresentados com todo o cuidado e, com ajuda de amigos epidemiologistas e engenheiros, refiz as contas com os dados apresentados na coletiva. E o resultado é que a eficácia, como definida em qualquer livro de epidemiologia, é de 49,69%. O anunciado 50,38% só é obtido se os dados forem ajustados usando algum método que não foi explicado na coletiva ou mencionado na apresentação – escreveu.

Leia também1 Bolsonaro repudia PSOL: "Está na hora de parar de politizar"
2 Pazuello diz que vacinação vai começar na quarta-feira
3 CoronaVac: Doria será chamado para explicar dados à Câmara
4 Governo requisita mais 30 milhões de agulhas e seringas
5 'Essa de 50% é uma boa vacina ou não?', questiona Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.