Leia também:
X Saúde prepara plano para isolamento mais brando

Banco Mundial cita Brasil como exemplo contra Covid-19

Relatório produzido pela instituição deu destaque à redução, pelo governo brasileiro, de alíquota de importação de produtos médicos

Henrique Gimenes - 06/04/2020 21h00 | atualizado em 06/04/2020 21h46

Presidente Jair Bolsonaro e ministro Paulo Guedes Foto: Marcos Corrêa/PR

Um documento do Banco Mundial citou uma medida tomada pelo Ministério da Economia do Brasil como exemplo de “melhores práticas” no gerenciamento da crise de Covid-19 no mundo. O dado consta de um documento publicado pelo banco na última quarta-feira (1º).

A medida mencionada pelo Banco Mundial é a que trata da diminuição da alíquota de impostos sobre a importação de materiais de higiene e também sobre itens médicos.

De acordo com a instituição, o “governo brasileiro introduziu nova legislação que simplifica os processos de desembaraço aduaneiro de artigos utilizados para combater a propagação da covid-19. A legislação permite artigos como desinfetantes, géis antissépticos, máscaras protetoras e outros artigos essenciais necessários aos hospitais, farmácias, etc”.

Para o Banco Mundial, é “crucial” manter os fluxos comerciais durante a crise. “Alguns países estão fechando passagens de fronteira e implementando medidas protecionistas, como restringir exportações de suprimentos médicos críticos. Embora essas medidas possam, a curto prazo, fornecer algumas informações imediatas redução da propagação da doença, a médio prazo eles podem prejudicar a proteção da saúde”.

O relatório do Banco Mundial pode ser visto aqui.

Leia também1 Saúde prepara plano para isolamento mais brando
2 Para Moro, Covid-19 não trará caos social ao Brasil
3 Covid-19: Entenda as medidas do governo contra demissões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.