Leia também:
X Michelle Bolsonaro: “Deus está no controle de todas as coisas”

Baleia azul: Jogos que induzem ao suicídio se tornarão crime

Congresso aprovou projeto de lei e endurecimento de penas

Gabriela Doria - 30/10/2019 17h26 | atualizado em 30/10/2019 19h54

Relatório da ONU diz que 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos Foto: Pixabay

A Câmara dos Deputados votou e aprovou, nesta terça-feira (29), um projeto de lei que proíbe jogos e desafios que estimulem a automutilação e o suicídio de crianças e adolescentes, como o Baleia Azul e a boneca Momo. A medida foi proposta pelo Senado Federal.

Atualmente, o Código Penal prevê punição para quem induzir outra pessoa ao suicídio ou à automutilação somente nos casos que resultem em morte ou graves ferimentos a si mesmo. Com a aprovação do PL 8.833/17, a punição passa a valer mesmo que a vítima não sofra lesões físicas.

Com a alteração do artigo, a prática criminosa pode render de seis meses a dois anos de prisão. No entanto, a pena pode ficar entre um ano e três anos de prisão em caso de lesão grave ou gravíssima. Se resultar em morte, a punição é de dois a seis anos de reclusão.

O projeto de lei também inclui agravantes ao crime, que podem endurecer ainda mais as sentenças. Atualmente, já existem qualificadoras que aumentam a pena se o crime for motivado por egoísmo, contra menores de idade ou se a vítima não puder se defender.

A pena também será mais rígida se o desafio criminoso foi cometido pela internet, rede social ou transmitido ao vivo. Coordenadores desses grupos receberão pena maior.

Leia também1 Saiba identificar se seu filho está sob influência da Momo
2 Alerta! Automutilação pode acontecer dentro de sua casa
3 Polícia prende jovens acusados pelo jogo Baleia Azul

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.