Atila Iamarino tem nome trocado por palavrões no SUS
Microbiologista descobriu mudança após outros famosos passarem pela mesma situação
Pleno.News - 10/11/2021 21h38 | atualizado em 11/11/2021 10h53

O microbiologista Atila Iamarino, que ganhou fama nas redes sociais após o início da pandemia de Covid-19 por suas previsões pessimistas, revelou nesta terça-feira (9) que teve os dados cadastrais do ConecteSUS alterados. No lugar de seu nome, hackers colocaram xingamentos e palavrões.
O registro da alteração foi compartilhado pelo próprio cientista, que divulgou nas redes sociais uma captura de tela do seu comprovante eletrônico de vacinação contra a Covid-19. Entre os dados alterados está também sua nacionalidade.
Em entrevista ao G1, o microbiologista disse que decidiu verificar seu cadastro após os youtubers Felipe Neto e Nyvi Estephan passarem por situação semelhante, no fim do mês passado. Na ocasião, Atila preferiu não divulgar o problema por orientação do seu advogado.

Ele se mostrou preocupado com a vulnerabilidade das informações mantidas pelo governo.
– Quem mais tem acesso aos meus dados e das outras pessoas que estão no sistema do SUS? Quantas pessoas mal-intencionadas têm acesso a essas informações? – questionou ao g1.
Ao portal, o Ministério da Saúde informou que o responsável pela alteração nos dados de Atila já foi identificado. O autor das ofensas é um operador de saúde contratado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, e não um servidor federal.
Leia também1 YouTube irá ocultar número de “dislikes” em todos os vídeos
2 Advogados pedem afastamento do presidente da OAB
3 Moraes cobra PF e hospital por vídeo feito por Roberto Jefferson
4 Após filiação de Moro, Carlos cita ambição política de 'moralistas'
5 'Nunca terei vergonha de dizer que sou conservador'