Leia também:
X Bivar sobre saída de Daniela do União: “O Turismo é do partido”

Twitter cria desconforto em reunião com ministro da Justiça

Encontro aconteceu nesta segunda-feira

Pleno.News - 11/04/2023 15h06 | atualizado em 11/04/2023 16h24

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino Foto: MJSP/Tom Costa

Nesta segunda-feira (10), representantes do Twitter no Brasil teriam causado mal-estar em uma reunião com representantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por defender, dentre outras coisas, que um perfil com fotos de assassinos envolvidos em massacres em escolas não fere a política de uso da rede. O encontro aconteceu na sede do Ministério da Justiça.

A plataforma foi comprada pelo bilionário Elon Musk em outubro de 2022 e tem sido alvo de críticas pelas mudanças nas regras de moderação de conteúdo, que se tornaram cada vez mais permissivas em relação a conteúdos extremistas desde a troca de comando na direção da companhia.

Segundo fontes do Ministério da Justiça presentes na reunião relataram à reportagem, as falas em defesa da manutenção do perfil com fotos de assassinos de crianças foi feita pela advogada da rede social, que ainda argumentou que o caso em análise pela equipe do ministro Flávio Dino não se tratava de apologia ao crime. Em conversas reservadas, assessores da pasta classificam o episódio como “bizarro”.

Dino deu início a uma série de reuniões com as principais plataformas digitais no país para que redobrem o monitoramento de conteúdo extremista e hostil em seus domínios. A iniciativa do ministro surgiu após o segundo atentado em escolas no intervalo de duas semanas.

O Ministério da Justiça deflagrou, na última quinta-feira (6), a Operação Escola Segura com ações contra a violência nas instituições de ensino. O governo rastreou 511 contas do Twitter que faziam algum tipo de apologia à violência e ao discurso de ódio. O governo pediu à Justiça a remoção de pelo menos 431 contas responsáveis por publicações de conteúdos relacionados a ataques contra escolas, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão, assim como a remoção de vídeos hostis do Tik Tok.

Procurado pela reportagem, o Twitter respondeu aos questionamentos enviados com um emoji de fezes. A prática foi institucionalizada pela empresa após a chegada de Elon Musk. A companhia também já suspendeu dezenas de contas de jornalistas dos principais veículos de imprensa dos Estados Unidos.

*AE

Leia também1 Flávio Dino: Redes sociais têm de retirar post de ameaça a escolas
2 Vídeo de 100 dias do governo PT traz Lula com ditador cubano
3 Aluno que atacou escola em GO com faca tinha bombas caseiras
4 Lei Rouanet: Governo aumenta limites de cachês e de captação
5 Ministra do Turismo pede ao TSE desfiliação do União Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.