Leia também:
X Novo cria abaixo-assinado por CPI contra STF e TSE

Associação de magistrados repudia fala de desembargador sobre autismo

Nota foi divulgada nesta quinta-feira

Pleno.News - 18/05/2023 21h05 | atualizado em 19/05/2023 11h44

Desembargador Raimundo Bogéa Foto: Reprodução/ Print de vídeo YouTube

Nesta quinta-feira (18), a Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES) emitiu uma nota de repúdio após declarações do desembargador Raimundo Bogéa, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). No texto, a ANAMAGES disse ser contra “toda e qualquer forma de discriminação e preconceito contra pessoas autistas ou de seus responsáveis”.

O posicionamento veio após Bogéa ter dito em uma sessão de quarta-feira (17) que “o concurso já devia avaliar se o juiz quando faz o concurso ele já tem um filho com problema”.

A ANAMAGES classificou a fala como “infeliz”.

– Urge registrar que ter um filho com deficiência não é, e nunca poderá ser, causa que impeça a participação ou admissão de um indivíduo em cargo ou função seja de empresa pública ou privada – destacou a instituição.

Leia a nota na íntegra:

A ANAMAGES repudia toda e qualquer forma de discriminação e preconceito contra pessoas autistas ou de seus responsáveis.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma deficiência muitas vezes invisível aos olhos daqueles desinformados e a inclusão de crianças, jovens, adultos e idosos, em seus multifacetados contextos, exige suporte.

A pessoa com deficiência e seus familiares, ao invés da crítica ou do preconceito, merece do Estado e das suas autoridades proteção e atenção, em especial do difícil encargo com que lutam diariamente.

Repudiamos a infeliz colocação do Desembargador do TJMA Raimundo Bogéa, quando afirmou na sessão de ontem que “eu acho até que nesse concurso já se devia avaliar se o juiz quando faz o concurso ele já tem um filho com problema”.

Urge registrar que ter um filho com deficiência não é e nunca poderá ser causa que impeça a participação ou admissão de um indivíduo em cargo ou função seja de empresa pública ou privada.

Leia também1 STF já tem votos para condenar Collor por corrupção passiva
2 Bolsonaro vai ao Senado, fala em paz e reconhece erros
3 Moraes acusa Jovem Pan de ser "braço de partido político"
4 Capelli ironiza Transparência Internacional sobre caso Deltan
5 No aniversário de ministro de Lula, convite custará R$ 10 mil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.