Leia também:
X Câmaras aumentam salários de vereadores e prefeitos em SP

Arquitetas projetam o primeiro espaço cristão da CasaCor

Flavia Burin e Bruna Moretti, do Studio HA, criaram um ateliê inspirado na criação da humanidade

Natalia Lopes - 31/07/2023 11h48 | atualizado em 03/08/2023 10h33

As arquitetas Flavia Burin e Bruna Moretti, do Studio HA, criaram o primeiro espaço cristão da CASACOR São Paulo 2023. Idealizado para uma mulher que tem a cerâmica como hobby, o Ateliê da Ceramista – Pó e Glória é o ambiente disponibilizado por elas, que são mãe e filha, e disponível para visitação até o dia 6 de agosto, no Conjunto Nacional.

– Nunca houve um espaço dedicado a Jesus na CASACOR. Fazer um projeto para lá que glorifique a Deus foi um processo intenso, espiritualmente falando. Para honra e glória do nome de Jesus, estamos recebendo inúmeros testemunhos de pessoas sentindo fisicamente a presença de Deus ao passar pelo espaço e muitas pessoas da área que foram impulsionadas a propagar sua fé – conta Bruna.

Pautadas pelo tema do evento este ano, que é Corpo & Morada, as profissionais, que estão pelo segundo ano consecutivo no evento, buscaram inspiração no antigo trecho bíblico do livro de Gênesis, que diz: “Então o senhor Deus modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gênesis 2:7).

A partir disso, as profissionais contam que relacionaram a ideia de corpo com o pó do barro, que dá origem à cerâmica, e morada com a nossa alma e espírito, que habita no lugar do barro. Para mostrar a dualidade do corpo e da alma, as profissionais incluíram no projeto a frase: “Somos uma mistura única de pó e glória”.

Com 55 metros quadrados, o espaço se divide em entrada, área de trabalho — com mesa, torno e pia —, copa/bar e estar. Elas optaram por uma paleta, branco, off white, bege, nude, marrom e terracota para criar uma atmosfera serena, ideal para refletir e estimular a criatividade.

– Escolhemos as cores a partir do barro, representando a cerâmica em tons que fossem leves e calmos. O resultado é um ambiente que transmite paz e mistura elegância e rusticidade – conta Flavia.

Arquitetas projetam o primeiro espaço cristão da CasaCor Foto: Divulgação

MOBILIÁRIO
Para o mobiliário, as arquitetas escolheram peças com textura e formatos confortáveis e desenhos que expressam a sutileza do projeto. Na seleção, destacam-se dois móveis projetados pelo escritório e produzidos exclusivamente para a mostra: o sofá e a mesa de centro no estar. As obras de arte entraram para complementar a decoração cheia de significados.

– Temos telas de Carlos Araújo, que foi escolhido por sua técnica em veladura, retratando vários momentos da narrativa bíblica – explica Bruna.

Além disso, ainda há telas de Manu Penalva, que foram escolhidas pela conexão com a cerâmica, já que o artista usa muita palha e madeira. E fotografias de Bruno Ferrucio, que trabalha com texturas de madeira e minerais. O clima aconchegante do espaço também é reforçado pela escolha dos revestimentos.

O piso de madeira foi a primeira aposta das profissionais para trazer calor e um visual natural. Os tijolos de argila entraram para representar o pó da narrativa bíblica, a cerâmica e a rusticidade — alguns deles, inclusive, terão frases entalhadas. Já o quartzito Taj Mahal, com grandes veios, traz certo ar de sofisticação, sem abrir mão da estética rústica.

SERVIÇO
Quando: Até 6 de agosto
Onde: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073

Leia também1 Gogue e Magogue: Especialista alerta sobre a guerra final
2 Arqueólogo Rodrigo Silva visita o Líbano em nova série do NT Play
3 Nasce o primeiro filho do cantor Isaías Saad com Vitória Eisfeld
4 Marcos Mion fala sobre Deus no Caldeirão: "Tenha sempre fé"
5 Mulheres cristãs são despidas e violentadas em Manipur

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.